Baja Portalegre: Participação de piloto bielorrusso recusada devido à nacionalidade

Por a 28 Outubro 2022 12:54

O piloto bielorrusso Dmitriy Mazanov (Husqvarna) viu a sua participação na Baja de Portalegre, na competição das motos, recusada devido às sanções aplicadas à Rússia e Bielorrússia na sequência da invasão da Ucrânia, em fevereiro.

“Mais uma vez, não posso começar uma prova por causa da minha nacionalidade. Sou bielorrusso, mas já não moro lá há alguns anos. Tenho vivido na Ucrânia, onde participo em várias competições e me preparo para o Dakar. Nos últimos três anos, competi com a licença da Ucrânia em vários países e conquistei vários títulos e medalhas”, explicou o piloto, num vídeo publicado nas suas redes sociais.

A decisão de recusar a participação de pilotos de nacionalidade russa e bielorrussa (o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, é o principal aliado da Rússia) foi tomada pela Federação Internacional de Motociclismo, no âmbito de uma série de “medidas de emergência” após a invasão.

Apesar de Mazanov referir que não apoia a guerra, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, explicou que se trata de uma medida da FIM.

“É uma decisão da FIM que todas as outras federações devem cumprir. É uma decisão complicada de tomar, mas algo deve ser feito”, disse, em declarações à agência Lusa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x