África Eco Race: Ponto de situação
Volvida a primeira parte do África Eco Race, leia-se, até ao dia de descanso, é possível fazer um balanço da prova que atravessa Marrocos, Mauritânia para terminar na capital do Senegal, Dakar.
Como era de esperar, Pal Anders Ullevalseter tem sido o grande dominador da oitava edição da competição africana. O vencedor da edição passada venceu as quatro etapas até agora disputadas e salvo qualquer imprevisto, que é sempre possível numa prova desta dureza, caminha a passos largos para um novo triunfo.
No segundo lugar segue Anastasiya Nifontova. A piloto russa tem estado a um bom nível, demonstrando que o pódio em Dakar pode ser uma realidade. Na perseguição a Nifontova, está o seu compatriota Dmitry Agoshkov. O piloto russo foi muito regular ao longo da primeira fase da prova e está a apenas 3m21s de Anastasiya Nifontova. Se a luta pela liderança parece não ter grande história, a luta pelos restantes lugares do pódio irá certamente animar as restantes sete etapas.
Em termos de portugueses, a cores nacionais têm sido defendidas por Fernando Sousa e Fernando Sousa Jr., pai e filho, estando ambos aos comandos de duas KTM 45o Rally. Os dois pilotos da IS3 Racing Team têm feito uma prova em conjunto, onde etapa após etapa têm subido na classificação geral. O grande destaque desta primeira fase da competição para os dois pilotos lusos vai para o segundo e quarto lugares de Fernando Sousa e Fernando Sousa Jr. na quinta etapa, que ligou as cidades marroquinas de Remz El Quebir a Dakhla.
Na classificação Sousa Jr. e Sousa ocupam a 13ª e 14ª posições, respetivamente, mantendo em aberto a possibilidade de terminar no top 10 a prova.