Baja Aragón: Rita Vieira e Arnaldo Martins no pódio, Patrão 6º
Realizou-se no passado fim de semana a Baja Aragón, prova a contar para a Taça do Mundo de Bajas FIM, tendo sido a segunda da temporada de 2018. Pela frente os concorrentes tiveram quatro troços cronometrados.
A prova espanhola ficou marcada pela presença de um interessante contingente português e onde Mário Patrão, presente pela primeira vez no evento, foi o sexto na categoria moto ficando a 30m30s do gaulês Michael Metge, piloto que estreou-se da melhor forma ao serviço da Sherco. Metge sucede a Joan Barreda Bort que havia vencido a corrida em 2017.
“Foram três dias de uma prova muito exigente. Cumprimos 818 quilómetros, 529,5 dos quais cronometrados. Foi ótimo para o meu desempenho poder participar pela primeira vez nesta prova que reúne muitos dos melhores pilotos mundiais e que é tão distinta das que se realizam em território nacional. Foram troços duros e muito competitivos, mas que proporcionam um enorme prazer a quem gosta de pilotar. A equipa de assistência, a quem aproveito desde já para agradecer, fez um ótimo trabalho”, disse o piloto de Seia à sua assessoria de imprensa.
Em prova esteve também Rita Vieira, que foi a 19ª classificada em termos de classificação geral, terceira entre a categoria Senhoras e sexta entre os pilotos da categoria Júnior. Uma boa participação no país vizinho para a jovem piloto que fez a sua estreia numa moto de 450cc, no caso uma Yamaha.
“Concluída mais uma Baja Aragón e pela primeira vez com uma moto de 450cc. Uma aventura que não foi fácil no início, pois parecia que a moto andava mais do que o que travava. Aos poucos fui-me habituando e entrando no ritmo ao longo dos quase 800 km de corrida. Dois dias exigentes com três longas etapas, intercaladas por um percurso muito rápido e ao mesmo tempo muito técnico, com muitos quilómetros dentro de um rio seco cheio de pedras. Estou contente com a aprendizagem”, disse Rita Vieira na sua página oficial na rede social Facebook.
Quanto a Arnaldo Martins foi o segundo entre os quads, categoria onde o ano passado foi o vencedor da Taça do Mundo de Bajas. “Depois dos contratempos que nos levaram a uma penalização de 16 minutos, logo após o Prólogo, não baixámos os braços e fomos à luta. No sábado, logo no primeiro sector, o motor do quad foi abaixo ao chegar à zona de abastecimento e teimou em não pegar. Com isso perdi cerca de três minutos. Depois ataquei o mais possível, mas sabia que não tinha tarefa fácil. Mesmo assim obtive o segundo lugar”, explicou Arnaldo Martins na sua página oficial na rede social Facebook
Já Domingos Santos e Wilson Galo foram forçados ao abandono. Santos, que abandonou devido a problemas mecânicos, ainda brilhou no Prólogo, com a sua AJP PR7, ao ser o mais veloz entre os pilotos da categoria Open, motos com mais de 450cc, e o nono da classificação geral.
A terceira e última ronda da época terá lugar entre os dias 10 e 11 de agosto e será Baja da Hungria.