Thierry Sabine, Pai do Dakar, morreu há 30 anos

Por a 14 Janeiro 2016 12:26

Completam-se hoje trinta anos da morte de Thierry Sabine, o Pai do Dakar, num acidente de helicóptero. Com Sabine, viajavam mais cinco pessoas, o cantor francês Daniel Balavoine, a jornalista Nathaly Odent, o piloto do helicóptero François Xavier-Bagnoud e o técnico de rádio Jean-Paul Le Fur, todos perderam a vida no acidente, a meio de uma violenta tempestade de areia. Patrick Verdoy e Gilbert Sabine, pai de Thierry, assumiram então o comando do rali. As cinzas de Thierry Sabine foram espalhadas no deserto.

Ironicamente, quando o Dakar nasceu, Thierry Sabine quase morreu. Em 1977, quando disputava, com uma moto, o Abidjan-Nice, este francês de espírito aventureiro e um humanista inato, perdeu-se em pleno deserto líbio. Quase a morrer, foi encontrado por nómadas locais deitado nas areias escaldantes, prestes a entrar em coma irreversível.

Trataram-no e, depois de voar para França, maturou uma ideia, que lhe veio à cabeça enquanto (quase) morria: porque não criar uma espécie de epopeia heroica, onde os homens pudessem partilhar a coragem e o gosto pela aventura mais pura e dura e, ao mesmo tempo, partilharem também a magnificência dos grandes espaços desérticos, o fascínio pelo desafio e pelo desconhecido?

O plano era esboçar uma prova, que começasse na Europa, continuasse pela Argélia, atravessasse Agadez e eventualmente terminasse em Dakar: “Um desafio para todos os que vão. Um sonho para todos os que ficam.” Rapidamente, este plano se tornou realidade – e, mais depressa ainda, uma realidade imparável.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x