SSP300, Estoril: Sofuoğlu coroado Campeão da Copa Yamaha R3 bLU cRU no Estoril

Por a 23 Outubro 2020 17:00

Depois de ter garantido o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Supersport 300 de 2020, no Estoril no passado fim de semana, Bahattin Sofuoğlu foi também coroado campeão do Desafio Yamaha R3 bLU cRU, à frente de Unai Orradre da Yamaha MS Racing

Pela primeira vez, o Mundial de SSP300 visitou o Circuito Estoril para o último encontro da temporada afetada pelo coronavírus. Na nova pista, os pilotos da bLU cRU encontraram os limites tanto do circuito como das suas Yamaha R3 e no final do primeiro dia foi o estreante Álvaro Diaz o mais rápido dos jovens da Yamaha, em quinto lugar.

Após o TL3 na manhã de sábado, todos os cinco participantes da bLU cRU tinham feito o suficiente para se qualificarem automaticamente para as corridas, com Alan Kroh, da Yamaha MS Racing, em quinto, à frente do colega de equipa Ton Kawakami, que foi nono, enquanto Diaz da Biblion Motoxracing Yamaha foi 13º.

Sofuoğlu e Orradre, ambos com a possibilidade de terminarem nos três primeiros lugares da classificação, lutaram para juntar a volta perfeita e estavam ambos fora do top 20, mas juntaram-se aos seus companheiros de bLU cRU na sessão de qualificação.

Na Superpole, o espanhol de 16 anos, Orradre, subiu o seu ritmo e qualificou-se em oitavo lugar para a grelha. Kawakami continuou a mostrar consistência no 13º lugar, com Sofuoğlu 21º, Diaz 27º e Kroh 28º.

A frenética Corrida 1 de sábado viu o brasileiro Kawakami evitar o caos à sua volta para terminar em 10º lugar, com Sofuoğlu a subir para as posições de pontos na 14ª posição. Diaz e Kroh progrediram em campo, apenas perdendo o top 15 em 18º e 19º, respectivamente, quando Orradre foi apanhado num incidente inevitável, obrigando-o a retirar-se enquanto estava na luta por um top 5 final.

Depois de um promissor Warm Up, em que Sofuoğlu se colocou como o melhor piloto da bLU cRU em terceiro, com Orradre, Kawakami e Kroh todos dentro do top 10, a Corrida 2 viu o jovem turco produzir mais um emocionante combate. O vencedor da corrida de Jerez e Aragón subiu ao pódio a quatro voltas do fim e era terceiro na última curva na última volta. No entanto, com o longo percurso até à linha da meta, foi apanhado nos jogos de cone de ar e terminou a apenas 0,067s do pódio em quarto.

Orradre somou os primeiros pontos desde a ronda de Teruel, à frente de Kawakami e Kroh, que completaram as posições dos pontos em 14º e 15º. Diaz também estava a regressar ao top 20, mas só conseguiu igualar o resultado de sábado.

Isto conclui a temporada de 2020, com todos os cinco pilotos da bLU cRU a demonstrarem grande potencial e bom progresso a nível mundial. Sofuoğlu e Orradre foram ambos vencedores, enquanto Kawakami, Diaz e Kroh terminaram a temporada dentro dos 10 melhores classificados.

Classificação do Desafio Yamaha R3 bLU cRU 2020

1. Bahattin Sofuoğlu

2. Unai Orradre

3. Ton Kawakami

4. Álvaro Diaz

5. Alan Kroh

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x