WorldWCR: Conheça a piloto Chung Mei Liu, a jovem de 42 anos de idade

Por a 12 Setembro 2024 11:13

Chun Mei Liu representa orgulhosamente Taiwan na histórica primeira época do WorldWCR e é uma figura inspiradora para muitos jovens pilotos do seu país e da região. A jovem de 42 anos da cidade de Nova Taipé é uma piloto experiente e é também uma mecânica e técnica de motos com formação, que se sente confortável a trabalhar nas suas próprias motos. A piloto da WT Racing Team Taiwan confessa adorar todos os tipos de motos e é agora com a Yamaha YZF-R7 que está a gostar de correr com as mulheres mais rápidas do planeta em 2024.

Como começou

Liu descreve as suas primeiras incursões no mundo do motociclismo, comentando: “Comecei a conduzir quando tinha 17 anos e a Yamaha Cygnus foi a minha primeira mota. Senti-me imediatamente entusiasmada e pensei em ser capaz de percorrer longas distâncias”. Ela continua: “Também joguei basquetebol, ténis e badminton quando era mais nova, mas era nas motos que eu estava mais interessada. Esta sempre foi a minha paixão e algo que me está no sangue. Em comparação com outros desportos, o motociclismo é o único em que consigo estar verdadeiramente focada e concentrar-me.”

Atividade recente nas corridas

Ao longo das últimas cinco épocas, entre 2019 e 2023, Liu participou no Campeonato Asiático de Corridas de Estrada, acumulando experiência na China e no Japão, competindo contra concorrentes masculinos. Também competiu no Taiwan Motorcycle Road Race Championship de 2021 e no Taiwan Superbike Series de 2022, obtendo grande sucesso ao longo do caminho. Começou a competir em motos de 50cc e 125cc, passando para máquinas mais potentes à medida que a sua experiência aumentava, pilotando motos como a Yamaha R3 e a Kawasaki 250cc.

Aumentar a popularidade do desporto em Taiwan

Liu explica o cenário local das corridas no seu país natal dizendo: “Não temos tantas pistas para corridas como na Europa. Mesmo em comparação com a China ou o Japão, só temos três ou quatro pistas de motociclismo. Ainda é difícil para as pessoas daqui, os fãs, entrarem em contacto com as corridas de motos. Sinto que dei um bom contributo para as corridas de motociclismo em Taiwan, porque fui o único a ir ao estrangeiro para tantas corridas e a representar Taiwan. Por isso, agora os meus fãs e a maioria dos fãs das corridas de motos em Taiwan ficaram a saber como funcionam as corridas graças a mim”.

Continua a descrever como cada vez mais pilotos taiwaneses estão a interessar-se pelas corridas devido ao aumento da presença de motos mais potentes na estrada no país da Ásia Oriental. “As motos são um meio de transporte muito utilizado em Taiwan, nem todos têm carro, mas a maioria das pessoas tem uma moto, como uma 50cc ou 125cc, tanto homens como mulheres”, explica. “Agora, o interesse pelo desporto está a aumentar porque há mais pessoas interessadas e há mais motos mais pesadas. No passado, as motos de maior cilindrada eram mais restritas, mas agora há mais pessoas a conduzir motos de 500cc ou mais, por isso está a desenvolver-se.”

Comparação e contraste

Em termos das diferenças entre o que experimentou no Campeonato Asiático de Corridas de Estrada e o que está a ver este ano no WorldWCR, ela comenta: “Correr na Ásia é quase como estar na escola, mas ainda não na universidade. Na Europa, é como se tivéssemos obtido as qualificações para as corridas e entrássemos na universidade! Com o WorldWCR, quando se chega lá, o programa de fim de semana é muito apertado e é uma mentalidade de “temos de nos preparar para as corridas de competição”. Com o ARRC parece que temos mais tempo para nos prepararmos, temos tempo para fazer treinos livres e corrigir os nossos erros, enquanto que no WorldWCR na Europa temos de estar sempre prontos”.

Uma motociclista dedicada

No que diz respeito aos seus hábitos de condução fora da pista de corrida, Liu admite: “Ando em todos os tipos de motos a que consigo deitar a mão! Ando sobretudo em Taiwan porque é uma ilha pequena e é fácil de deslocar. Normalmente, faço viagens de quatro a cinco dias, só a andar por aí. Vou para as estradas de montanha e exploro-as, bem como ando nas vias rápidas, em todo o tipo de estradas. Espero andar mais nas estradas e explorar a Europa também, mas por agora estou demasiado ocupado com as corridas e o trabalho.”

“Ando de motocross para treinar, mas nunca andei de dirtbikes em competição porque não há corridas de motocross organizadas em Taiwan. Acho que nunca vou correr motocross de forma competitiva porque não tenho o nível necessário”, comenta humildemente.

Fonte::WorldWCR Press Office

Crédito onde o crédito é devido

Reconhecendo o papel que a sua maior influência no motociclismo teve na sua carreira, Liu revela: “O meu empresário e treinador é realmente a pessoa que mais me ensinou nas corridas. Sempre que cometo um erro nos treinos, ele não é brando comigo! Essa é uma das razões pelas quais me desenvolvi no desporto. Ele fez de mim um dos melhores ciclistas de Taiwan. De facto, ele é o meu empresário, o meu treinador e o meu mecânico! Trabalhamos juntos há 23 anos”.

Imagem:WorldWCR Press Office

author avatar
Miguel Fragoso
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x