Vitória de Pratama em Supersport 300 – Circuito de BRNO
Depois das provas de SS600 e das SBK1000, as SSP 300 seriam a 3ª categoria a entrar em pista . Com o aliciante de termos neste campeonato um jovem piloto Português, Tomás Alonso(oriundo da Olieira Cup) em Yamaha YZFR3 e que partia do 30º lugar da grelha.
A classe mais baixa deste mundial prometia grande luta para as 10 voltas ao traçado de BRNO . Com as luzes vermelhas apagadas seria A.Carrasco em Kawasaki a efectuar o Holeshot , esta liderança durou poucos metros e após um par de curvas era já o autor da Pole , G.H.Pratama quem liderava , no final da 1ª volta T.
Alonso mantinha o 30º lugar mas já a 7.1 segundos do líder, T.Edwards seria a 1ª vitima deste traçado ao sofrer uma queda , com luta intensa nesta fase inicial M.Herrera (17ª na grelha) chega ao 8º posto e T.Alonso sobe momentaneamente ao 28º lugar , infelizmente a recuperação de Alonso terminaria na mesma volta devido a problemas técnicos que o obrigaram á desistência.
Gonzalez roda lentamente e perde várias posições , o líder Pratama dilata a vantagem para 1.8s enquanto mais para trás M. Herrera com um ritmo alucinante sobe ao 2º lugar .
Com as trocas constantes de posições no grupo perseguidor as duas piloto espanholas (Herrera e Carrasco) baixam ao 8º e 10º lugares e quando todos esperavam as sempre alucinantes 3 últimas voltas a corrida é interrompida e mostrada a bandeira vermelha devido á queda de 2 pilotos na curva 9 .
Com um dos envolvidos a necessitar de assistência médica e mais de 75% da corrida já percorridos é dada a classificação final pela ordem de passagem na volta anterior, Pratama (Yamaha YZF R3) é declarado vencedor, terminando no 2º e 3º lugares WalidKhan e Borja Sanchez respectivamente (ambos em Kawasaki Ninja 400) . A. Carrasco continua líder do Mundial de SSP300 .
Texto de José Crossas