SBK: 10 factos antes de Imola
Por Paulo Araújo a 9 Maio 2019 14:50
- Em termos de corridas organizadas, Imola é o décimo circuito das SBK, com 31 corridas disputadas. À sua frente estão Brands Hatch, Laguna Seca e Sugo, que já receberam 32 corridas cada.
- Imola é a pista onde pilotos espanhóis triunfaram mais: a única em que eles já venceram 8 vezes. As vitórias foram 5 de Carlos Checa e 3 de Ruben Xaus.
- As últimas doze corridas realizadas aqui foram todas ganhas por pilotos britânicos (Sykes, Rea, Davies): um recorde notável para apenas um país em Imola. O seguinte melhor é uma sequência de três por Espanha (todas por Carlos Checa) de 2011, Corrida 2, a 2012 Corrida 2. A sequência atual começou em 2013 com uma dobradinha de Sykes.
- Jonathan Rea foi o único piloto capaz de marcar quatro vitórias consecutivas em Imola para dois fabricantes diferentes: Honda (2014) e Kawasaki (2015).
- Marco Melandri é o único piloto que, além de Davies, Rea e Sykes, subiu ao pódio nos últimos três anos, com um 3º na corrida 1, tanto em 2017 como em 2018.
- Jonathan Rea terminou todas as suas últimas onze corridas em Imola no pódio, em primeiro ou segundo lugar.
- Até agora, Imola teve doze pilotos diferentes que se qualificaram para a pole nos 16 finais de semana da corrida. Os únicos pilotos que marcaram mais de um pole estão presentes na grelha atual: Tom Sykes com 3 e Chaz Davies e Jonathan Rea com 2.
- Oito anos atrás, Tom Sykes averbou a primeira pole da sua carreira em Imola: seguiram-se mais 47, para o tornar o líder de todos os tempos em poles na história das SBK.
- No ano passado, na Corrida 2, Rea igualou o recorde lendário de vitórias em SBK realizadas por Carl Fogarty: 59.
- 0,021 segundos – Esta é a menor margem para uma vitória em Imola: foi registrada na 2ª corrida de 2001, entre Regis Laconi – na sua primeira vitória e pódio – e Ruben Xaus. Xaus vingou-se dois anos depois, vencendo Laconi com a margem mais significativa já registrada aqui: 12,038 segundos (na Corrida 2).
Subscribe
Login
Please login to comment
0 Comentários