Endurance – Acordo entre as 24 Horas de Le Mans e as 8 Horas de Suzuka
Oficializado como um “acordo amigável”, de facto é um pacto entre duas pistas cujos destinos sempre andaram interligados. O acordo estratégico, destinado a valorizar os dois eventos mais mediáticos do Calendário Mundial de Resistência, é válido para os próximos 3 anos.
As corridas, ambas instituídas em 1978, foram-se afirmando ao longo dos anos como as mais importantes do Mundial… as 24 Horas de Le Mans por serem, tradicionalmente, a prova de abertura do Campeonato, e as 8 Horas de Suzuka por estarem sob o escrutínio direto das fábricas japonesas já a experimentarem as soluções a lançar nos modelos do ano seguinte…
Depois, as próprias cidades de Le Mans e Suzuka estão geminadas desde 1990, o que terá pesado também no acordo agora assinado por Pierre Fillon (Presidente do ACO de Le Mans) e Susumu Yamashita (Presidente da Sociedade Mobilityland, que gere Suzuka e Motegi por conta do proprietário Honda).
O acordo prevê a possibilidade de organizar eventos em conjunto, com benefícios mútuos. Há muito que equipas pontuadas nas 24 H de Le Mans eram automaticamente convidadas a estar presentes em Suzuka com estadias pagas para 8 pessoas, só tendo que tratar das viagens.