W2RC, Tosha Schareina (vencedor da Etapa): “Cometemos alguns erros neste rali”
Um dia brilhante de rali de Tosha Schareina, da Monster Energy Honda Team, permitiu-lhe igualar o recorde de sempre de dez vitórias em etapas do Campeonato do Mundo de Rally-Raid numa temporada, com a Honda a terminar 2024 com o título de Construtores FIM.
Com o pano a cair sobre o Rali de Marrocos, o espanhol esteve sempre muito ao longo da especial de 273 quilómetros que começou e terminou no bivouac de Mengoub, mas para Schareina havia um ímpeto acrescido para provar um ponto de vista após alguns dias de azar. Uma penalização de tempo na etapa 3 tinha-o colocado fora da corrida pela vitória devido a uma anotação incorrecta no roadbook, o que levou a um erro de navegação que também afectou Van Beveren e vários outros ‘motards’.
No entanto, o espanhol mostrou a sua resiliência e saltou para o topo da tabela de tempos a meio da etapa de hoje, partindo da sua quinta posição de partida. A batalha com o compatriota Lorenzo Santolino foi até à linha de meta, com Schareina a vencer a etapa por pouco mais de um minuto, colocando-o em segundo lugar no rali, apenas 11 minutos atrás do vencedor da geral, Daniel Sanders.
“Em primeiro lugar, devo dizer que não concordo com a penalização que me foi atribuida. Cometemos alguns erros neste rali, mas o resultado final foi muito bom, a moto e a equipa estiveram muito bem durante todo este evento e estou muito orgulhoso. O próximo desafio é o Dakar, por isso é claro que agora vou concentrar-me nisso e preparar-me para janeiro.” Disse Tosha Schareina.
A Honda é Campeã de Construtores pelo terceiro ano consecutivo, com a equipa a vencer três rondas do Campeonato do Mundo de Rally-Raids 2024, incluindo o maior evento de desporto motorizado de todos, o Rali Dakar.