Rali de Marrocos, David Castera: “Não será um passeio no parque”
Depois de um prólogo em Marraquexe, o Rali de Marrocos decorre num percurso de cinco etapas com um total de 1.487 quilómetros. Será então encontrado o Campeão do Mundo de Rally-Raids 2024.
No deserto marroquino, o Rali de Marrocos oferece aos fabricantes a oportunidade de gerar conhecimentos práticos importantes para o Rally Dakar, o ponto alto de todos os ralis no deserto. A élite dos pilotos e candidatos à vitória no Dakar estão no início da prova.
A animada metrópole económica de Marraquexe é o palco da verficação administrativa e técnica para pilotos e equipas. O prólogo, marcado para hoje fora dos muros da cidade, será marcante em vários aspectos. Por um lado, o rugido dos motores encherá o ar antes que o muezine anuncie o primeiro dos cinco apelos diários à oração.
Após o prólogo pela manhã, o campo de participantes segue para Zagora. A longa viagem de transferência de 372 quilômetros passa pelo Alto Atlas, passando pela famosa passagem de Tizi n’Tichka, a 2.260 metros, antes de mergulhar nos palmeirais do Vale do Drâa. A viagem realiza-se por caminhos de comércio de caravanas utilizados em séculos anteriores.
A primeira etapa real será um teste importante para os pilotos. A seguir no programa estão duas etapas em loop em torno de Zagora. Atravessam-se as paisagens dunares do Erg Chegaga. Rotas separadas são usadas para proteger os motociclistas de ultrapassar carros. Isso significava que o desafio do piloto automático poderia ser aumentado ao mesmo tempo.
A terceira etapa é um teste ponto a ponto pelas dunas de Merzouga. Também aqui as classes de motos e automóveis correrão em percursos separados. Na área em torno de Mengoub e Bouârfa, cerca de 200 km a nordeste de Erfoud (no limite do planalto de Rekkam), o segundo acampamento de rali será realizado durante a noite.
“O traçado desta parte do rali em torno dos acampamentos resolve o problema de alojamento e permite-nos concentrar-nos no lado desportivo”, sublinha o diretor da prova David Castera. O rali leva você às áreas menos povoadas de Oriental. A região é cenário das etapas 4 e 5. A geografia apresenta grandes desafios de navegação para as equipas.
No final do rali, o planeamento do percurso promete duas etapas ao estilo Dakar. Semelhante à Arábia Saudita, os vestígios neste terreno são poucos e raros. O Roadbook 2024, criado pelo argentino Pablo Eli, mantém-se fiel à filosofia da edição anterior e premeia os participantes que conseguem analisar a paisagem e antecipar pistas. A intuição contará mais do que a habilidade pura.
Não haverá espaço para respirar até chegar à linha de chegada. “As últimas etapas especiais de Mengoub/Bouârfa também não serão um passeio no parque”, promete Castera.
As etapas do Rally Marrocos 2024
6 de outubro: Prólogo (74 km)
7 de outubro: Zagora-Zagora (link 228 km / Especial: 268 km / Total: 496 km)
8 de outubro: Zagora-Zagora (158 km / 317 km /475 km)
9 de outubro: Zagora-Mengoub/Bouârfa (358 km/318 km/676 km)
10 de outubro: Mengoub/Bouârfa -Mengoub/Bouârfa (61 km/312 km/373 km)
11 de outubro: Mengoub/ Bouârfa-Mengoub/Bouârfa (102 km/272 km/374 km)