ISDE 2024: Seleção sénior termina em nono na Galiza
O último dia dos International Six Day’s Enduro (ISDE) na vizinha Galiza acabou por ser o menos conseguido da semana para as cores nacionais, com a seleção sénior a descer ao 9º lugar final no Troféu Mundial. A formação júnior terminou a competição num sólido 7º posto.
5º Dia
Frederico Rocha da Seleção Junior de Portugal
Chegou ao fim sem sobressaltos para as seleções nacionais a parte mais árdua dos International Six Days Enduro, os cinco dias de Enduro ‘a doer’, em que os pilotos rodaram cerca de 1200 km pelos trilhos da vizinha Galiza sob condições meteorológicas exigentes. Seguia-se o sexto e último dia destes ISDE 2024: a tradicional especial de motocross final, com partidas em linha e confronto direto, que poderia ainda decidir algumas posições.
A seleção sénior de Portugal depois de ter subido ao 8º posto, preparou-se então para assaltar o 7º lugar do Troféu Mundial que estava na posse da equipa do Chile, a uma distância de 1m01s. Não seria tarefa fácil, mas a verdade é que com pilotos de bom nível no motocross na seleção sénior, como são especialmente Bruno Charrua, Renato Silva e Luís Oliveira, era justa essa esperança e objetivo.
No quinto dia os pilotos portugueses estiveram novamente em bom ritmo, sempre com Luís Oliveira (Yamaha WR450F) a dar o tom e colocando-se em 12º da classe E2, após um dia em que o nevoeiro esteve sempre presente nas duas primeiras especiais, obrigando mesmo a cancelar a segunda passagem por uma delas. Bruno Charrua (GasGas 350 4T) foi 22º da E2, Gonçalo Reis (GasGas 350 4T) 35º da E2 e Renato Silva (Beta 300 2T) 17º em E3.
Na frente, o espanhol Josep Garcia foi pela quarta vez em cinco dias o mais rápido, mas a França, como desde o primeiro momento, continua a liderar, com os EUA em 2º lugar a 7m34s e a equipa da casa, a Espanha, a fechar o pódio a 9m33s, posições que dificilmente serão alteradas amanhã.
No Troféu Júnior a Suécia também mantinha o comando, mas com a França em 2º lugar a 1m48s e, em terceiro, os Estados Unidos a 10m56s. A formação júnior de Portugal mantinha o 7º posto e, tudo correndo normalmente, seria essa a sua classificação final entre os 13 países concorrentes ao Troféu Júnior. Na classe E1, Rúben Ferreira (Beta 250 2T) foi 19º, Frederico Rocha (Rieju 250 2T) 29º e Francisco Leite (Sherco 125 2T) 37º colocado.
6º dia
O último dia dos ISDE 2024 acabou por ser o menos conseguido da semana para as cores nacionais, com a seleção sénior a descer ao 9º lugar final no Troféu Mundial. A formação júnior terminou a competição no 7º posto.
A grande especial de Motocross final, com partidas em linha, que encerra tradicionalmente os International Six Days Enduro, acabou por não correr de feição à seleção sénior de Portugal nestes ISDE 2024 que hoje terminaram em Silleda, Galiza. O objetivo principal de Portugal para este dia era lutar para subir mais um degrau no Troféu Mundial, desde o 8º posto que ocupava ontem, e superar assim a equipa chilena que seguia à sua frente. Mas a verdade é que acabou por ser um dia muito difícil para as cores lusas, com uma pista muito ‘pesada’ devido à chuva incessante, condições a que os pilotos portugueses não se adaptaram da melhor maneira.
Assim, e apesar do quarteto nacional composto por Luís Oliveira, Renato Silva, Gonçalo Reis e Bruno Charrua, ter, de facto, superado a equipa do Chile, acabaram por ser ultrapassados no último dia pela Finlândia e Áustria, terminando no Troféu Mundial no 9º posto, a fechar a primeira metade da tabela composta por 18 equipas.
A França confirmou a vitória que se adivinhava, tendo liderado desde o primeiro dia, à frente de Estados Unidos e Espanha. Austrália, República Checa, Bélgica, Áustria, Finlândia, Portugal e Polónia fecharam o lote dos dez primeiros.
A formação júnior de Portugal, formada por Rúben Ferreira (que foi o mais rápido dos portugueses na especial de hoje), Francisco Leite e Frederico Rocha, manteve o 7º posto em que se instalou desde início. Vitória para a Suécia no Troféu Júnior, seguida pela França a 5m50s e Estados Unidos a 14m28s.
Em breve daremos também notícias sobre os restantes cinco pilotos portugueses presentes nestes ISDE, integrados na competição destinada a clubes.
Parabéns a todos por terem, uma vez mais, honrado da melhor maneira as nossas cores. Encontro marcado para os dias 24 a 29 de agosto de 2025 em Bergamo, Itália, para a 99ª edição dos International Six Days Enduro!