AMA Pro Motocross, Unadilla: Sexton vence uma vez mais, Roczen 7º
Com um resultado de 2º/1º, o líder do campeonato Chase Sexton (KTM) venceu a 9ª ronda do Campeonato Americano de Motocross em Unadilla, EUA, à frente de Hunter Lawrence (Honda) e de Aaron Plessinger (KTM). Os regressos de Ken Roczen e Cooper Webb tornaram ainda mais animada a ação em pista.
A 9ª ronda do campeonato outddor dos EUA aconteceu este fim de semana em Unadilla, no estado de Nova Iorque, sendo novidade o regresso à ação do alemão Ken Roczen. Na corrida Aaron Plessinger, piloto de fábrica da Red Bull KTM, foi o primeiro a chegar à linha de holeshot, à frente de Hunter Lawrence e do líder do campeonato Chase Sexton, com a outra KTM de fábrica.
O americano levou a melhor sobre Lawrence por dentro e alcançou o segundo lugar, mas o australiano contra-atacou e assumiu a liderança, ultrapassando Plessinger no final da primeira volta. Na segunda volta, Sexton fez o mesmo e ultrapassou o seu companheiro de equipe Plessinger para o segundo lugar. Um duelo acirrado estourou então entre Lawrence e Sexton, os dois trocaram diversas posições na liderança, mas no final Hunter Lawrence venceu a primeira corrida: o australiano rodou pela primeira vez com a Honda CRF450R 2025 em Unadilla.
Ken Roczen ( Suzuki ), que disputou a sua única prova de 450cc para o Campeonato outdoor dos EUA este ano em Unadilla, não teve um bom arranque e terminou a primeira volta em 7º lugar. Melhor sorte teve Chase Sexton ( KTM ) que venceu a partida da segunda corrida e depois controlou a corrida à frente. Atrás dele, Roczen , que desta vez havia largado muito melhor, e Dylan Ferrandis (Honda) lutaram pelo segundo lugar. A meio da manga de MX450, Ferrandis ultrapassou o alemão. Jason Anderson (Kawasaki) e Hunter Lawrence que lutaram durante toda a corrida também ultrapassaram Roczen. Nas últimas 3 voltas o alemão também teve que se deixar ultrapassar por Aaron Plessinger , que subiu ao pódio em Unadilla com um resultado de 3-4. Sexton venceu a segunda manga com 7 segundos sobre Lawrence e Ferrandis. No campeonato Sexton e Lawrence ficaram empatados na liderança com 47 pontos e o desempate a favor de Sexton aconteceu na segunda manga.
Ken Roczen terminou o dia em Nova Iorque com um resultado de 7-6 e o sétimo lugar da geral. O também regressado Cooper Webb ( Yamaha ) após uma longa recuperação da sua lesão no polegar, terminou em 8º na primeira manga, mas caiu num salto em declive na segunda corrida e pareceu ter lesionado o braço. Detalhes sobre a natureza e gravidade de sua lesão ainda não são conhecidos.
Após a 9ª de 11 corridas, a situação no topo da tabela das MX450 permaneceu inalterada: Chase Sexton ainda lidera o campeonato com 28 pontos de vantagem sobre o piloto da Honda, Hunter Lawrence. Aaron Plessinger é agora o novo terceiro , já que Justin Cooper só conseguiu marcar um total de 33 pontos com os lugares 4 e 7. No entanto, Plessinger em terceiro lugar e Cooper em quarto lugar estão separados por apenas dois pontos.
“Eu sabia que uma primeira volta preguiçosa não ia ser suficiente. Tenho estado a trabalhar nos meus arranques e consegui o meu primeiro holeshot do verão, o que foi fantástico. Consegui abrir uma grande vantagem e geri-la a partir daí. Concentrei-me em coisas mais curtas durante a pausa no calendário num esforço para ser mais completo e isso valeu a pena.” Disse o atual líder do campeonato Sexton no final.
A próxima ronda do campeonato continua em Budds Creek dentro de uma semana.
Imagens: AMA Pro Motocross
Resultado da prova de Unadilla, EUA:
1. Chase Sexton (EUA) KTM , 2-1
2. Hunter Lawrence (AUS), Honda, 1-2
3. Aaron Plessinger (EUA), KTM , 3-4
4. Dylan Ferrandis (F), Honda, 6- 3
5. Jason Anderson (EUA), Kawasaki, 5-5
6. Justin Cooper (EUA), Yamaha , 4-7
7. Ken Roczen (D), Suzuki , 7-6
8. Christian Craig (EUA), Husqvarna , 9-8
9. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna , 10-9
10. Grant Harlan (EUA), Yamaha , 11-10
Campeonato de MX 450 (após 9 de 11 provas):
1. Chase Sexton (EUA) KTM , 407 pontos
2. Hunter Lawrence (AUS), Honda, 379, ( -28 )
3. Aaron Plessinger (EUA), KTM , 319, ( -88 )
4. Justin Cooper (EUA) , Yamaha , 317, ( -90 )
5. Jason Anderson (EUA), Kawasaki, 295, ( -112 )
6. Dylan Ferrandis (F), Honda, 273, ( -134 )
7. Malcolm Stewart (EUA) , Husqvarna , 238, ( -169 )
8. Jett Lawrence (AUS), Honda, 210, ( -197 )
9. Christian Craig (EUA), Husqvarna , 188, ( -219 )
10. Freddie Noren (S), Kawasaki , 160, ( -247 )