Van der Heide Motorcyles apresenta moto 100% em fibra de carbono
O prestigiado Goodwood Festival of Speed é por vezes brindado com a presença de modelos exóticos, que fazem as delícias de quem se desloca a Goodwood House. Este ano no que diz respeito às motos, o evento britânico ficou inevitavelmente marcado pela apresentação por parte da Van der Heide Motorcycles de uma moto, onde a fibra de carbono mais do que um material presente na moto é a sua essência.
Os irmãos holandeses Rolf e Sjors Van der Heide apresentaram no Goodwood Festival of Speed uma moto 100% em fibra de carbono, um material leve e resistente. Mais do que uma moto, estamos a falar de uma peça de fibra de carbono – o chassis, carenagem e o depósito de combustível estão ligados – ao qual se juntou um motor e suspensões. Nem o braço oscilante e a forquilha escapam a esta diretriz. As jantes também são em fibra de carbono, o que também ajuda a explicar o baixo peso da moto, 175 quilos em seco.
O motor que equipa esta autêntica obra de arte é da Aprilia RSV4 com 201 cv e toda a eletrónica que assegura que a moto cumpra com todos os requisitos para poder circular na via pública. Em termos de aerodinâmica também ao foge ao habitual, pois o radiador está localizado no banco.
Nota ainda para o facto de existir outra versão com um motor de 1000cc, também Aprilia, e que debita 230 cv. No entanto estamos a falar de uma moto com especificações de superbike, que apenas poderia ser utilizada em pista.
Para os potenciais interessados a Van der Heide Motorcycles já aceita pedidos, sendo que cada moto demorará entre duas a quatro semanas a ser concebida. Por cada exemplar, a casa holandesa pede o exorbitante valor de 150 000 €.