RSV4 1100 Factory 2019 – A Aprilia antecipa-se e apresenta a sua nova super desportiva topo de gama.
Com uma cilindrada aumentada até aos 1078cc, graças aos novos pistons de 81mm, uma solução herdada da Aprilia Tuono a nova Aprilia RSV4 Factory inclui uma nova bomba de óleo e uma relação mais comprida nas 5ª e 6ª velocidades. A centralina da Marelli vem agora com um setup diferente e uma redução das rotações para as 13.600 rpm. Para além deste upgrade ao nível do motor a RSV4 monta agora um escape Akrapovic “street legal”.
A distância entre eixos viu-se reduzida em cerca de 4mm. colocando mais peso na roda da frente, sendo que irá dotar a RSV4 de mais agilidade e maior facilidade de colocação em curva. O peso total da moto está agora abaixo dos 200 Kg, mais precisamente 199Kg.
A suspensão dianteira tem agora mais 5mm de curso dotando a RSV4 de mais sensibilidade da frente e equilibrando com a enorme rigidez que apresenta o seu chassis. O braço oscilante foi também reforçado e é agora ainda mais rígido contribuindo para uma maior precisão na condução da RSV4 Factory.
A travagem foi melhorada com pinças de travão Brembo Stylema, anteriormente de uso exclusivo na Ducati Panigale, e que agora montam a versão Factory da RSV4 1100 conjuntamente com condutas em carbono que forçam o ar na direção do sistema de travagem, contribuindo para a eficiência do seu arrefecimento.
No que respeita às fibras são agora todas em carbono, mantendo linhas algo conservadoras mas que no total doconjunto acaba por resultar numa imagem actualizada e mais agressiva.
Para os mais puristas das “1000” a Aprilia mantém em produção uma versão RR com 201 hp mas que não inclui uma série de melhoramentos da nova 1100 e apenas com uma nova pintura e a eventual opção do “Track Kit”.
Mais pormenores em directo da EICMA em Milão.