LIVEWIRE PROJECT by HARLEY-DAVIDSON
Há cerca de 4 anos a Harley revelou um novo projecto denominado “LiveWire” que incluía um tour internacional para dar a conhecer um novo projecto de um modelo Harley Davidson elétrico. Parece ser que o resultado desse tour por países como a América, a Ásia e a Europe entre 2014 e 2015 acabou por gerar consensos e entusiasmo pelo que a produção do novo modelo poderá arrancar nos próximos 18 meses.
Mathew Levatich , conselheiro delegado de Harley Davidson declarou recentemente que o projecto continua a ser desenvolvido e que o novo modelo irá entrar em produção antes do verão de 2019. Parece também ser que a marca norte-americana irá utilizar tecnologia própria mas que terá também um sócio estratégico e irão utilizar componentes já disponíveis no mercado.
Neste momento e sem contar com os modelos eléctricos das pequenas scooters citadinas apenas a BMW e a KTM produzem modelos elétricos em paralelo com a sua gama de combustão e com prestações semelhantes. Outras marcas como a Brammo, a Zero e a Energica são 100% elétricas e têm uma aposta forte e consolidada nesse segmento.
Também outras marcas como a Honda a Vespa, a Yamaha e a Rieju estão a desenvolver os seus projectos e a apostar na mobilidade elétrica. Em 2019 será o ano em que a marca italiana Energica verá os seus modelos, eleitos pela FIM, a disputarem o novo Campeonato do Mundo FIM Moto-e, realidade que irá certamente impulsionar o mercado das motos elétricas e estabelecer definitivamente um novo caminho no futuro da indústria das duas rodas.
De acordo co Mark-Hans- Richer , Senior Vice President e CMO da Harley- Davidson, o projecto LiveWire é uma vez mais uma expressão de individualidade e de estilo icónico, desta vez numa moto elétrica. O projecto LiveWire pressupõe uma declaração de princípios muito audaz para a Harley-Davidson, tanto como empresa como marca. O som sempre foi um ingrediente chave na criação de emoção. Pensem nos reatores dos caças em cima de um porta-aviões… o som desta nova moto foi concebido para se diferenciar de todas as outras do mercado, seja elétrica ou a combustão.