Husqvarna Svartpilen 401 e Vitpilen 401– Finalmente uma realidade em 2018
As Husqvarnas Svartpilen 401 e Vitpilen 401 vão finalmente estar disponíveis no mercado em 2018 depois de terem sido mostradas há três anos atrás como concept bikes.
Tanto a versão Vitpilen 401 como a Svartpilen 401 são baseadas na KTM 390 Duke de 2017, partilhando uma série de elementos mecânicos desta última. A Vitpilen 401 é uma Café Racer enquanto a Svartpilen é mais ao estilo Scrambler e o seu posicionamento de mercado será ligeiramente acima da KTM 390 Duke, com um PVP cerca de 20% superior à mesma.
A produção está neste momento concentrada na fábrica da própria KTM em Mattighofen na Austria mas é possível que a mesma passe para a fábrica da Bajaj na Índia até final de 2018 devido aos acordos recentemente celebrados.
Tanto a Vitpilen 401 como a Svartpilen 401 são motos de facto especiais pela sua concepção e design original.
Em termos de design apesar de aparente semelhança ambas diferem entre si e obviamente em relação à KTM 390 Duke. Ambas têm paineis laterais de dimensões fora do comun e que definem as suas linhas vanguardistas, bancos planos que seguem essas mesmas linhas, rodas de 17” com raios e um escape de design tipo megafone. Apesar de parecerem idênticas existem uma série de pormenores que as diferenciam.
Na Svartpilen é evidente o rack para bagagem no topo do depósito e os pneus de tacos para offroad. A Vitpilen monta avanços tipo clip on que marcam o seu estilo Café Racer enquanto que a Svartpilen monta um guiador alto tipo TT mais de acordo com o seu estilo Scrambler.
O motor em ambas tem pequenos vivos num ton dourado/rosa e acabamentos de excelente qualidade. O motor monta obviamente tampas diferentes com o logotipo Husqvarna que lhe dão alguma exclusividade.
O motor da KTM Duke 390 é o adoptado em ambos modelos e tem 373,3 cc que desenvolvem 44.1CV às 9.000rpm com um binário de 37Nm às 7.000rpm. Pensamos que os motores poderão ser afinados diferentemente com setups especificos para cada modelo tendo em conta que uma é uma Café Racer e outra uma Scrambler, procurando certamente maior linearidade na entrega de potência do que na agressiva KTM 390 Duke.
Os restantes componetes mecânicos são idênticos aos da KTM Duke. O mesmo quadro em treliça de aço e o mesmo braço oscilante em liga da KTM. As suspensões dianteiras são WP de 43mm telescópicas e o amortecedor traseiro um WP também. Os travões montam um disco de 320mm com pinça Bybre na dianteira e de 230mm também com pinça Bybre na traseira.
A partir das imagens que nos chegaram podemos constatar a existência de um painel digital de informação, com velocidade, rotações, nível de combustível, relógio, conta Kms… não é ainda certo que seja de tecnologia TFT que incluiria também funcionalidades de bluetooth ecomo na KTM 390 Duke, ou se será de tecnologia LCD.
Estando as Husqvarnas posicionadas acima da KTM é natural que tragam equipamento extra tal como embraiagem deslizante, acelerador Ride by Wire e ABS. Não temos ainda informação sobre os seus PVPs finais mas considerando o PVP actual da KTM 390 Duke de 5.759 eur podemos pensar que as Husqvarnas Vitpilen 401 e Svartpilen 401 andarão perto dos 7.000 euros, abaixo do preço da Scrambler da Ducati 400 Sixty2 que custa 7.700 eur. Aguardemos a EICMA em Novembro próximo para sabermos tudo sobre as novas Husqvarnas.