Honda: Novas patentes revelam novo sistema de tecnologia de radar

Por a 23 Dezembro 2024 14:34

A tecnologia de radar está a tornar-se rapidamente uma caraterística obrigatória nas motos de turismo modernas, à medida que as marcas da Europa e do Japão competem para oferecer as máquinas mais equipadas do mercado. Mas a Gold Wing da Honda – durante décadas o topo da lista das motos de turismo – está a ficar para trás, uma vez que a empresa está a trabalhar para desenvolver os seus próprios sistemas em vez de comprar equipamento pronto a usar.

As actuais motos equipadas com radar no mercado incluem ofertas da BMW, Ducati e KTM, todas utilizando equipamento fabricado pela Bosch, tal como as suas rivais japonesas da Kawasaki e Yamaha. Entretanto, os radares da Moto Guzzi são da divisão de tecnologia da empresa-mãe Piaggio, a Piaggio Fast Forward, e a Triumph utiliza radares virados para a retaguarda fabricados pela Continental para deteção do ângulo morto. 

A Bosch está atualmente a liderar o caminho, com radares avançados dianteiros e traseiros que, como demonstrado na KTM 1390 Super Adventure S Evo de 2025, podem funcionar com a transmissão semi-automática da moto para fornecer um sistema de cruise control adaptativo com funcionalidade stop/go para tráfego intenso. Uma vez que o equipamento da Bosch está essencialmente disponível para qualquer fabricante de motos preparado para trabalhar com a empresa, espera-se que a mesma tecnologia se espalhe rapidamente, tornando-se um item obrigatório para as motos de turismo num futuro próximo.

Fonte:https://www.cycleworld.com

A Honda tende a adotar uma abordagem diferente da dos seus rivais, preferindo desenvolver os seus próprios sistemas sempre que possível, em vez de comprar os mesmos sistemas que estão disponíveis para os seus concorrentes. É uma filosofia que oferece vantagens em termos de permitir à empresa uma integração mais profunda da tecnologia e, ocasionalmente, oferecer caraterísticas que as empresas rivais não conseguem igualar, mas também é inevitavelmente mais dispendiosa e morosa em termos de I&D do que simplesmente adquirir um conjunto de tecnologia existente de um fornecedor OEM como a Bosch.

As patentes mostram que o trabalho da Honda nesta tecnologia está claramente direcionado para a emblemática Gold Wing. O trabalho da Honda em equipamento de radar – com a Gold Wing a ser a plataforma de lançamento da tecnologia – está em curso há anos. 

Nós relatamos o progresso da empresa já em 2020, quando as primeiras motos equipadas com radar da Bosch da Ducati e BMW começaram a aparecer. 

Fonte:https://www.cycleworld.com

Mas a mais recente atividade de patentes da empresa sugere que está a ir muito além dos meros radares e procura agora incorporar uma combinação de radar, câmara e lidar (deteção e alcance de luz com base em laser) para construir uma imagem de 360 graus do ambiente imediato da moto e do tráfego próximo.

Imagem:https://www.cycleworld.com

Fonte:https://www.cycleworld.com

author avatar
Miguel Fragoso

Os comentários estão fechados.