Honda CRF 250 Rally aventura em qualquer lugar

Por a 13 Julho 2017 12:34

Uma máquina de pequena cilindrada para o verdadeiro condutor ‘dual-sport’. Com um estilo directamente ligado ao da HRC CRF450 RALLY Dakar, a CRF250 RALLY tem o aspecto de uma moto para competições no deserto capaz de conquistar o mundo.

Esta moto permite que os condutores que preferem uma máquina leve e fácil de conduzir sintam o verdadeiro gosto da aventura. À volta do mundo ou à volta do bairro, serve para ir aonde quer que a deseje levar – por trilho ou alcatrão.

Desenvolvido a partir de peças utilizadas pela CRF450 RALLY, esta CRF250 RALLY conta com um ecrã ajustável que juntamente com a carenagem superior e inferior e os painéis laterais– protege eficazmente o condutor e proporciona uma excelente protecção contra os elementos.

As protecções para as mãos proporcionam maior protecção face às condições atmosféricas, mas também protegem as mãos, as manetes do travão e da embraiagem contra quaisquer obstáculos que possa encontrar quando se aventurar em ‘off-road’.

Desde a secção intermédia da moto até à traseira, o estilo é elegante e agressivo com painéis laterais super finos, e uma combinação entre banco e depósito que ajuda o condutor a mover-se livremente na máquina.

Com o aspeto de um verdadeiro combatente do deserto, os faróis LED assimétricos permitem excelente visibilidade em estrada e off-road. Os outros não vão deixar de perceber quando virar, pois os indicadores de mudança de direção também são LED.

O painel de instrumentos digital, está dotado com velocímetro, conta-rotações, indicador de nível de combustível e relógio, apresenta as informações com nitidez para fácil leitura.

O motor é um monocilindro refrigerado a líquido de 250 cc, respeitador da norma EURO4. É um motor tipo DOHC de quatro válvulas, que atinge 18,2kW às 8500 rpm e 22,6 Nm de binário às 6750 rpm, graças à renovação da caixa do filtro de ar e do corpo do acelerador bem como o novo sistema de escape mais leve.

Trate-se de um motor à altura do quadro construído em aço, com duas traves principais de secção oval e duplo semi-berço, que constitui uma combinação robusta que é suficientemente forte para longas viagens ‘off-road’.

Um veio de equilíbrio principal reduz a vibração do motor, enquanto a caixa de seis velocidades e a embraiagem foram fabricadas de modo a resistirem ao esforço adicional de condução off-road – assim como para permitirem um fácil controlo em cidade.

Para além disso uma placa de protecção defende a parte inferior da máquina e o pedal selector das mudanças possui uma ponta rebatível.

Em matéria de suspensão a CRF250 RALLY conta com uma forquilha invertida Showa de 43 mm, com curso de 250 mm, é 50 mm mais comprida do que a da CRF250L. Trabalhando como um todo – um lado contém a mola, enquanto o outro permite o controlo do amortecimento – a força da mola e o amortecimento hidráulico foram regulados de forma a adaptarem-se à capacidade da moto para as longas distâncias.

Em relação à suspensão traseira Pro-Link foi revista para maior conforto para o condutor. O amortecedor Showa tem um design de tubo único com cilindro de 40 mm de diâmetro.

Para maior potência de travagem, esta CRF250 RALLY está dotada de um disco flutuante ondulado de 296 mm é ‘mordido’ por uma pinça de dois pistões. O ABS de dois canais vem de série e permite ao condutor desactivar a pinça traseira para ter um controlo independente quando precisar.

Um depósito de combustível de 10,1 litros, com 1,6 l de reserva, permite uma autonomia acima de 320 km; perfeita para uma longa viagem de fim-de-semana e uma boa medida para um pouco de off-road. O tampão do depósito é articulado para maior comodidade ao abastecer.

A CRF250 Rally está disponível nas cores de competição Extreme Red da Honda – tal como a 450 para competições no deserto – como base, com destaques a preto e branco inspirados nas máquinas de fábrica da HRC.

Ficha Técnica

Motor

DIÂMETRO X CURSO (mm) – 76 x 55 mm

ALIMENTAÇÃO – Injeção eletrónica PGM-FI

TAXA DE COMPRESSÃO – 10.7:1

EMISSÕES C02 – 70 g/km de CO2

CILINDRADA (cm3) – 250 cm3

TIPO DE MOTOR – Monocilíndrico, DOHC, refrigeração por líquido

POTÊNCIA MÁXIMA – 18,2 kW/8.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO – 22,6 N·m/8.500 rpm

CAPACIDADE DE ÓLEO (Litros) – 1,8L

ARRANQUE – Elétrico

RODAS

SUSPENSÃO – FRENTE – Forquilha telescópica invertida de 43 mm

SUSPENSÃO – RECTAGUARDA – Prolink

PNEUS – FRENTE – 3.00-21 51P

PNEUS – RECTAGUARDA – 120/80-18M/C 62P

RODA – TIPO – FRENTE – 21″

RODA – TIPO – RECTAGUARDA – 18″

CICLÍSTICA

BATERIA – 12V-7AH

ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO – 28.1°

DIMENSÕES (mm) – 2.210 x 900 x 1.425 mm

QUADRO – Dupla trave em aço

DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) – 10,1 litros

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL – 3,0l/100 km

DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) – 270 mm

LUZES – LED

PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) – 157 kg

ALTURA DO ASSENTO (mm) – 895 mm

TRAIL (mm) – 114 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) – 1.455 mm

TRANSMISSÃO

EMBRAIAGEM – Húmida, multi-discos

TRANSMISSÃO FINAL – Por corrente

TIPO TRANSMISSÃO -6 velocidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x