Honda assina acordo com a empresa Hitachi Automotive Systems para desenvolver e fabricar motores eléctricos
Honda assina acordo com a empresa Hitachi Automotive Systems para desenvolver e fabricar motores eléctricos para diversos tipos de veículos e certamente motos.
Apesar a comunicação não especificar se existe em projecto a intenção de desenvolver motores também para motas, a Honda já afirmou que irá lançar já em 2018 uma Scooter Eléctrica que dará pelo nome EV-CUB.
A decisão da Honda em desenvolver esta nova parceria poderá significar para o mercado o “empurrão” definitivo para a massificação de produção de motos eléctricas por todos os fabricantes.
A Honda no passado já desenvolveu algumas experiências pontuais e algo tímidas como por exemplo no ano de 1994 com o projecto CUV-ES e mais recentemente com a EV-NEO. Projectos teste que acabaram por não ter dimensão nem expressão.
Nos últimos 10 anos a Honda tem negociado algumas parcerias e desenvolvido alguns projectos, como por exemplo no ano 2011 a Honda RC-E, moto de competição criada com a Mission Motors e a Mugen, empresa fundada pelo filho de Soichiro Honda, e chegaram mesmo a competir em 2014 na classe TT Zero na mais famosa competição de velocidade na Ilha de Man.
A RC-E semelhante a uma Moto2 , montava componentes de altíssima qualidade como suspensões Ohlins e travões da Brembo e com um design algo retro nas cores das motos Honda de competição do passado.
Agora com esta nova parceria com o o Grupo Hitachi pensamos que será dado o passo definitivo para muito em breve vermos modelos Honda eléctricos na sua gama de produtos de motos, talvez já em 2018.
Modelo de Parceria entre a Honda e a Hitachi Automotive Systems