Bobbers… um conceito dos anos ’30 novamente em voga.
As motos ao estilo Bobber remontam aos anos 30s, 40s e 50s, quando nos Estados Unidos se costumavam preparar as motos de origem para competir em Dirt Track, em competições de velocidade ou nas famosas “Hill Climbing “.
Básicamente, para aumentar a performance das motos, os preparadores retiravam todos os acessórios supérfluos, diminuindo-lhes o peso. As Bobbers caracterizavam-se por não montarem o guarda lamas da frente e o de trás ser “bobbed” ou encurtado e daí herdaram a designação. Nessa altura não existiam “preparadores” de motores para a competição pelo que a performance obtinha-se retirando peso às motos.
Quem competia então nessa época limitava-se a desmontar todas as peças desnecessárias na moto durante o fim de semana voltando a montá-las para durante a semana poder utilizar a moto nas suas deslocações habituais e dentro da legalidade.
Nesse sentido podemos concluir que uma Bobber era uma moto praticamente original onde para se obter maior performance e velocidade eram retirados todos os elementos desnecessários à competição conseguindo com com isso diminuir drasticamente o seu peso.
As Bobbers são por isso muito anteriores às Choppers que só apareceram nos anos 60 ilustradas e imortalizadas no filme Easy Rider com Dennis Hopper e Peter Fonda. Curioso é sabermos que, de acordo com Hopper, quando a equipa de produção se dirigiu à Harley Davidson solicitando o empréstimo das suas motos para o filme, a Harley recusou o pedido alegando que não queria ver a sua marca e imagem associada a “foras da lei”.
No filme com Marlon Brando e Lee Marvin de 1953 “The Wild One” podemos observar o que era o ambiente dos bikers e gangs da altura onde as Bobbers aparecem como o estilo rebelde marcante da altura. Guiadores largos e bancos rebaixados, como nas Trackers que competem em dirt track, pistas de terra, onde já na altura eram pilotadas de pé no chão em curva, tal como nas motos de todo terreno hoje em dia. Marlon Brando exibia a sua Triumph Thunderbird 650 ao mais puro estilo Bobber e Lee Marvin um Harley Panhead transformada também ao estilo Bobber.
Interessante sabermos que também neste filme houve polémica em relação à associação da marca Triumph ao cariz rebelde e de gangs protagonizado por Marlon Brando, tendo inclusivamente o importador da Triumph nos Estados Unidos apresentado uma queixa contra a produtora do filme por alegadamente ter associado a marca a pretensos marginais e foras da lei.
O estilo nunca se perdeu e foi sendo recuperado ao longo dos anos mais pelos preparadores do que pelas marcas. Hoje em dia as Bobbers estão de volta, legalizadas e comercializadas por algumas das marcas que oferecem uma linha clássica na sua gama de produtos, como no caso da Triumph. O estilo Bobber continua a inspirar sentimentos de rebeldia e inconformismo e de uma atitude de contestação do sistema ao longo de gerações .