BMW R5 HOMMAGE
Foi precisamente há 80 anos que a BMW apresentou ao mundo a R5 ao público internacional – num pacote de inovações tecnológicas que viriam a influenciar o a construção de motos nos 50 anos seguintes. Inspirada pela 500cc de fábrica de 1935 foi uma das referências nas motos desportivas com o seu quadro de baixo peso no final dos anos 30. Para assinalar o 80ª aniversário da BMW R5 a casa germânica mostrou no Concorso d’Eleganza Villa d’Este um modelo bem especial com o nome de BMW R5 Hommage.
A BMW R5 Hommage mostra como o mundo das motos históricas e das custom se harmonizam. No coração desta homenagem está um 500cc de dois cilindros original e que foi fornecido pelo entusiasta Sebastian Gutsch. Este boxer foi danificado numa corrida e serviu de ponto de partida para a criação da moto em questão. Tal como em todas as motos especiais esta R5 foi elaborada desde a sua concepção e construída totalmente à mão. Ronny e Benny Noren foram chamados para construir as peças necessárias de acordo com as especificações fornecidas pela BMW Motorrad: os dois irmãos desde há 30 anos que constroem motos personalizadas.
Coração histórico
O dois-cilindros boxer a quatro-tempos da R5 era completamente novo na altura em que foi desenhado e debitava uma potência de 24 cavalos ás 5.500 rpm. Graças ao quadro extremamente leve a moto tinha a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 135 km/h, tornando-se quase tão rápida como a R17 com os seus 37 cavalos e motos de 750cc – sendo essa a razão pela qual era tantas vezes utilizada na competição, à semelhança do motor utilizado nesta Hommage que também se danificou no decorrer de uma corrida. Para a construção da moto algumas peças da moto foram construídas propositadamente dando uma personalidade mais actual ao motor.
Vestida a rigor
Ronny e Benny Noyen foram os parceiros ideais para construir a moto, em especial quando chegou o momento de a vestir a rigor com a elegância devida. Todas as peças necessárias foram construídas nas instalações da dupla, incluindo mesmo peças em falta no motor a caixa de velocidades. Com base em desenhos oriundos da divisão de design da BMW Motorrad foram sendo concebidas as restantes peças, sendo que o quadro, depósito de combustível e guarda-lamas traseiro são peças únicas construídas à mão e tornando esta uma moto uma peça exclusiva respeitando a pureza e carácter original da R5.
Elegância intemporal
O resultado final é impressionante: uma beleza intemporal numa moto reduzida ao essencial de acordo com o verdadeiro espírito da R5. O formato de gota do depósito em linha com o quadro invocam o desenho original numa linha continua que nos leva a outros eras do motociclismo. A forquilha telescópica foi uma inovação aquando do lançamento do modelo e a forquilha tinha por isso mesmo que estar em destaque nas linhas desta Hommage, novamente transportando-nos a outra eras mas em formato moderno, o mesmo se passando com as manetes de embraiagem e travão, invertidas mas com possibilidade de afinação em mais um exemplo de criação e engenho dos construtores desta moto bem especial.
Pormenores de excelência estão igualmente reflectidos na sobrealimentação do motor para o colocar com níveis de potência e resposta ao nível dos motores actuais, bem como o sistema de escape totalmente em aço inoxidável que ajusta o som para um registo de acordo com a imagem da concepção, o mesmo se passando com o sistema de travagem, igualmente adequado aos tempos modernos.
Estilo clássico
A BMW R5 Hommage é nos apresentada num estilo clássico com a base a ser tipicamente BMW – negro com riscas brancas apresentadas numa combinação contemporânea. Em adição ás superfícies com acabamento opaco o denominado acabamento fumado no deposito de combustível e guarda-lamas traseiro equilibram o resultado final devido ao acabamento metálico e um ligeiro brilho com as partículas metálicas da tinta que cobriu a moto. Os pormenores em alumínio recordam o modelo original numa imagem global que tem ainda no banco em cabedal com costuras à mão outro pormenor de excelência. Pormenores e detalhes de uma moto bem especial, única e evocativa de um modelo que definiu parâmetros e tendências há quase um século.
Texto: Rui Belmonte