A “Secret Weapon” chamada Honda Elsinore
Em 1960 Soichiro Honda afirmou “ …a Honda jamais irá fabricar uma moto a 2 tempos “.
Este statement e fazia algum sentido na altura pois Soichiro Honda tinha construído toda a sua reputação de mercado sobre motores a 4 tempos e o enorme sucesso falava por si.
No entanto uns anos mais tarde a Honda iria lançar a sua primeira 2 tempos que iria mudar para sempre o mundo motorizado. A CR125M de 1974 foi fabricada em quantidades nunca alcançadas por qualquer outra moto de motocross. Lançou toda uma nova geração de pilotos na competição, mais do que qualquer outra moto e ficou responsável pela grande explosão do mercado de todo terreno. Hoje em dia é difícil de realizar a dimensão do impacto que uma só moto teve no desenvolvimento de todo um sector.
A decisão de voltar atrás do Sr. Honda teve a ver com dois factores. Primeiro Soichiro tinha uma personalidade extremamente competitiva, adorava a competição e tinha horror a perder, tanto em pista como nas vendas. Segundo tinha uma equipa de jovens engenheiros que acreditavam profundamente no design de um novo motor a 2 tempos, projecto que tinham desenvolvido em segredo sem conhecimento da administração da empresa. Quando tiveram a coragem de apresentar o projecto ao seu presidente, ele aprovou-o algo relutante e avisou “ …se insistem em fabricar um motor a dois tempos é bom que seja mesmo o melhor do mundo”.
Essa decisão marcou toda uma época de 34 anos de Hondas 125 e 250 a 2 tempos…. A CR250M foi a primeira a ser lançada mas foi a CR 125 aquela que obteve o maior impacto no mercado mundial e a que mudou para sempre o todo-terreno.
O “Projecto Secreto”
A Honda já chegou com algum atraso ao sector do motocross. Desde 1967 que a Suzuki já tinha em produção uma moto de motocross e a Yamaha apareceu logo a seguir. O única tentativa da Honda nessa época foi uma 125 a 4 tempos que foi arrasada em competição no campeonato japonês em 1969. Esse projecto evoluíu depois para uma 250 a 4 tempos dualsport mas a competição foi colocada de lado.
A primeira Honda “não-oficial” 250 a 2 tempos correu escondida em 1971. O resultado não foi positivo mas foi o suficiente para chamar a atenção dos media e a Honda ter que revelar as suas intenções.
Quando o Sr. Honda deu a sua “benção” ao projecto toda a equipa de engenheiros foi colocada no seu desenvolvimento. Os primeiros protótipos apareceram de imediato e no inicio de 1972 a primeira 250 a 2 tempos já estava oficialmente na competição, seguida em poucos meses pela a 125 que imediatamente começaram a ganhar corridas.
Com a confirmação das vitórias foi dada luz verde para a produção e de imediato a Honda começou a fabricar milhares de ELSINORES. O nome ELSINORE foi atribuído às motos depois de ter sido imortalizada em 1971 no filme “On Any Sunday” de Bruce Brown, financiado pelo actor Steve McQueen e onde o próprio aparece a pilotar uma das Elsinores precisamente no Lake Elsinore. O sucesso foi tal que na prova de 1972, o Grand Prix Lake Elsinore, estavam 250.000 pessoas a assistir.
Quando em 1974 a Honda colocou as suas motos massivamente no mercado internacional o sucesso foi arrebatador. Marcas como a Bultaco, a Penton, a Hodaka, que tinham-se afirmado pelos seus motores a 2 tempos sofreram um enorme revés. A Yamaha lançou a sua YZ 125 nesse mesmo ano mas não tinha a mesma capacidade de produção da Honda. Também a Suzuki e a Kawasaki sofreram pela mesma razão. O Motocross explodiu nos Estados Unidos como desporto graças à Honda 125 e pistas começaram a aparecer por todo lado com pilotos aos comandos das suas Hondas Elsinore.
A Honda conseguiu antecipar as necessidades de mercado e durante o ano de 1974 inundou o mercado com a suas 125s. Infelizmente a sobre produção não foi mais tarde totalmente absorvida pois tanto a Yamaha como a Suzuki apostaram no desenvolvimento das suas máquinas tendo suplantado a Honda no período de 1975 a 78. A partir de aí e durante mais de 40 anos tem sido uma disputa de igual para igual resultando num enorme crescimento do sector e no benefício directo dos pilotos e amantes do todo terreno.
As Hondas Elsinore foram sem dúvida alguma as “Armas Secretas “ que fizeram explodir o mercado do motocross e do todo-terreno mundial, transformando esta modalidade no enorme sucesso que goza hoje em dia nas suas inúmeras vertentes.