MXGP: Rui Gonçalves de regresso às origens
Rui Gonçalves foi o primeiro piloto português a vencer uma prova no Campeonato do Mundo de Motocross onde lutou pelo título de Campeão do Mundo e Moto2.
Deixando as pistas em 2017 esteve no entanto sempre ligado ao Mundial de MXGP como consultor técnico da Youthstream, entidade promotora do Mundial, para a segurança das pistas do Mundial.
Com uma larga experiência na classe de MX2 e MX1, Rui Gonçalves teve como momento alto da sua carreira uma vitória emocional no Grande Prémio de Águeda em 2009, ano em que ganhou seis mangas na Classe de MX2 terminando a temporada no 2º posto do Mundial.
Este fim de semana, no GP de Portugal, que terá lugar no Crossódromo Internacional de Águeda, Rui Gonçalves vai voltar às origens por duas razões: Volta ao Mundial e a correr em Águeda, desta vez como piloto ‘wildcard’ e aos comandos de uma Yamaha, marca com que se lançou internacionalmente em 2014.
“É uma carreira muito longa e parece que foi ontem que tudo começou. Sem dúvida que a vitória em Águeda, em 2009, e o vice-campeonato de MX2, nesse mesmo ano, são as maiores recordações destes anos todos. Para 2018 quero desfrutar mais do que nunca do GP de Portugal bem como da relação com todo o público e retribuir todo o apoio que tive ao longo dos anos. Sem eles, se calhar, a minha carreira não teria sido aquilo que foi”, afirmou Rui Gonçalves.
Quanto ao facto de vir a ser ou não a sua última corrida, Rui Gonçalves diz que ainda não sente vontade de se despedir das pistas e esta será mais uma corrida para recordar mais tarde.