MXGP: Quem sucede a Shaun Simpson na lista de vencedores em Lommel
O circuito de Lommel, é um dos mais carismáticos do Mundial de MXGP e quando se pensa na pista belga, associamos de imediato nomes como Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings, pilotos que viveram bons momentos nos últimos anos nesta pista de areia, considerada por muito como uma das mais difíceis do mundo.
Mas a verdade é que Lommel esteve vários anos fora do calendário mundial, com o GP da Bélgica a ter lugar na conhecida pista de Namur. Assim qunado em 2008, Lommel regressou ao mundial foi o piloto espanhol Jonathan Barragan que colocou seu nome na lista de vencedores da categoria MX1, enquanto Gert Krestinov chocou o mundo ao ganhar em MX2 .
Nomes como Marvin Musquin (2009 MX2), Ken Roczen (2010 MX2) e Ken De Dycker (2009 MX1), juntaram os seus nomes aos de Barragan e Krestinov como vencedores do GP da Bélgica na pista de Lommel, mas foi o desempenho de Antonio Cairoli em 2010, 2011, 2012 e 2014 que se destaca.
Cairoli venceu três GP da Bélgica e ainda o Mundial de Nações e é sem duvida o maior especialista desta pista belga, mas em 2015 deixou fugir a vitória para Shaun Simpson.
Jeffrey Herlings por seu lado venceu em 2011 e conseguiu um bom desempenho no Motocross das nações em 2012 ao alcançar a vitória na primeira manga e a ser 2º na segunda manga. Mas nos últimos anos em MX2, foi Max Anstie a conquistar a vitoria em Lommel. O piloto inglês saiu vitorioso em 2014 e 2015.
Curiosamente, um dos melhores pilotos de todos os tempos em piso de areia, Stefan Everts só ganhou por uma vez o GP da Bélgica em Lommel, foi em 1994 na categoria 250.
Everts que tem no seu currículo um bom número de vitórias em outros circuitos belgas, apanhou uma base em que Lommel não era utilizado para o GP da Bélgica, pelo menos nas classes 125 ou 250 onde Everts se evidenciou.
Este ano, o mundial de MXGP volta a marcar presença Lommel e as atenções vão estar centradas em Herlings que deve regressar da lesão que o fez perder no fim de semana passada o GP da República Checa, e Antonio Cairoli que está fora da forma que lhe é conhecida.
Já Tim Gajser líder do campeonato e o atual campeão de MXGP, Romain Febvre, podem travar uma luta intensa pela vitória. Contudo é bom nunca esquecer que Cairoli que vai alinhar num circuito que é muito do seu agrado e Max Anstie e Dylan Ferrandis que na MX2 podem ter uma palavra a dizer.