MXGP: O calendário de 2019
A poucos dias do arranque da época de 2019 é este calendário definitivo para a próxima temporada do Mundial de Motocross (MXGP). Pelo terceiro ano consecutivo o Grande Prémio de Portugal faz parte deste lote restrito com a prova a estar marcada para o fim de semana de 18 e 19 de maio em Águeda. Esta é uma alteração em relação ao calendário provisório, onde Portugal surgia como a penúltima jornada da temporada.
O evento luso será assim o oitavo do ano, naquela que é uma mudança em relação a 2018, onde a prova portuguesa foi a quinta da época e decorreu em abril. No cardápio estão também previstas as visitas da competição feminina bem como do EMX250.
Para 2019 o calendário apresentado pela Youthstream, entidade promotora do campeonato, conta novamente com 20 rondas e passagem por três continentes (Europa, América e Ásia). De março (arranque mais tarde em relação a outros anos) a setembro está prevista uma autêntica volta ao mundo para pilotos e equipas, onde as grandes novidades são a inclusão da China e Hong Kong. Importa realçar que ainda não está definido o local de arranque do campeonato ao passo que a derradeira jornada vai disputar-se tal como este ano em Imola, Itália. De fora ficou a tradicional visita à América do Sul com a saída do calendário da Argentina.
Para além do calendário do Mundial está igualmente confirmado o local da edição de 2019 do Motocross das Nações. Pela primeira vez desde 2004 o prestigiado evento visitará a Holanda com tudo a decorrer em Assen, numa pista montada na recta da meta do mítico circuito de motociclismo de velocidade.
Calendário: