MXGP: Portugal confirmado no calendário de 2018
Foi hoje divulgado ao final da tarde o calendário para a próxima temporada do Mundial de Motocross. Em 2018 a competição promovida pela Youthstream passará por 20 pistas diferentes espalhadas por 16 países. Em comparação com a época passada assistimos à colocação de mais uma ronda no calendário.
No que diz respeito aos interesses nacionais a boa notícia e já aguardada é que pelo segundo ano consecutivo o Grande Prémio de Portugal está inserido no calendário. A prova será a quinta do ano e decorrerá novamente em Águeda. A diferença comparando com 2017 é que a data do evento passa de julho para abril, mais concretamente o fim de semana de 14 e 15 de abril.
Quanto ao restante do calendário de destacar a saída do evento noturno em Losail no Qatar, que nos últimos cinco anos havia recebido a ronda inaugural da temporada, o regresso da Espanha, que terá pela primeira vez uma prova no circuito de Red Sand, e a inclusão de uma prova no circuito de Imola, que será a última ronda da época no fim de semana de 29 e 30 de setembro. Com a saída do Qatar a temporada irá arrancar na Argentina no fim de semana de 3 e 4 de março no circuito de Neuquén em plena Patagónia.
Entre as novidades é preciso também referir o regresso do Turquia após oito anos de ausência bem como o facto da Indonésia acolher duas jornadas. Uma ronda em Pangkal Pinang, que já este ano acolheu a caravana, sendo que a outra jornada decorrerá em Semarang sob o desígnio de Grande Prémio da Ásia.
Já a Holanda e a Itália serão os únicos dois países a acolher duas rondas. No caso italiano, se descontarmos a prova de Imola, para além da tradicional visita a Pietramurata falta decidir o local da segunda jornada, que este ano teve lugar na pista de Ottobiano. Quanto à Holanda o Mundial visitará como sempre a pista de Valkenswaard – Grande Prémio da Europa – e o traçado montado em plena reta da meta da catedral de Assen.
Já a França volta apenas a ter só um Grande Prémio com o regresso do circuito de Saint Jean d’Angély, enquanto a Grâ-Bretanha regressa ao calendário com uma prova em Matterley Basin, palco este ano do Motocross das Nações, que em 2018 ruma aos Estados Unidos da América, mais concretamente ao circuito de Red Bud localizado em Buchanan (Michigan). Estados Unidos que saem do calendário do Mundial assim como o México.
Calendário: