MXGP, Portugal: Classe Senhoras a caminho de Águeda
Nesta edição 2022 do Campeonato do Mundo de Motocross, a classe Senhoras conta com cinco jornadas pontuáveis. Depois da ronda de abertura em Mantova – Itália, a caravana feminina com quase quatro dezenas de participantes, rumará a Portugal para o segundo confronto da temporada.
Courtney Duncan, a neozelandesa atual Campeã Mundial não teve a sorte do seu lado na jornada italiana, tendo sido apenas sexta classificada. Com um primeiro e um segundo lugar nas respetivas mangas pontuáveis, a vitória em Mantova sorriu à holandesa Nancy Van De Ven. A competição está ao rubro e a jornada portuguesa promete muita animação.
A “nossa” Joana Gonçalves, infelizmente este ano não estará presente devido a uma intervenção cirúrgica recente. A melhor representante lusa de sempre no Mundial de Motocross – 2015 com o 13º lugar final, alinhou pela última vez no Portugal MXGP em 2019. “É daquelas provas que me vão custar muito ver de fora. Iria estar presente e só de pensar em toda a envolvência do público a gritar por nós, até arrepia. Devido à minha lesão é impossível este ano, mas espero voltar e ter novamente oportunidade de competir no Mundial em Águeda”.
Com um carinho especial por esta modalidade onde ganhou o gosto pelo desporto motorizado – atualmente é 5ª classificada no Campeonato do Mundo de Enduro, Joana Gonçalves acrescentou ainda: “Espero que tenhamos esta prova em Portugal por muitos anos. É bom para o motociclismo português e é bom para o desenvolvimento desta modalidade. Os pilotos nacionais têm que perder aquele receio e aproveitarem para rodar entre os melhores do Mundo. Eu pessoalmente estou grata pela oportunidade que tive e sei que “cresci” bastante desportivamente”.
Nesta edição do Portugal MXGP e à semelhança das edições anteriores, a classe Senhoras contará com a primeira manga pontuável na tarde de sábado, pelo que o derradeiro confronto feminino em Águeda, decorrerá no domingo de manhã.
:.
(Texto e foto: Evo-Press)