MXGP, Loket, Corrida 2: Finalmente Gajser!
Tim Gajser (Honda) conseguiu conquistar o triunfo na geral em Loket e amplia a vantagem no campeonato sobre Prado (GASGAS) e Herlings (KTM), que no entanto conseguiram uma notável segunda manga.
Após 10 anos de tentativas, o esloveno venceu o único Grande Prémio entre os “clássicos” que lhe faltavam, o de Loket que o viu subir ao pódio 5 vezes, mas nunca vencer a classificação geral. Depois de uma primeira manga tranquila, que terminou na terceira posição, atrás de Jeffrey Herlings (KTM) e Jorge Prado (GASGAS), a equipa do esloveno fez algumas alterações na CRF450R, permitindo que a moto tivesse maior tração e melhor curva. entrada , o que resultou em maior confiança na moto e maior velocidade.
No entanto, a velocidade adquirida não teria sido suficiente por si só se o azar não tivesse entrado em jogo com o resultado de Herlings, que largou bem atrás de Prado, autor do holeshot à frente de Gajser, Calvin Vlaanderen ( Yamaha ) e Romain Febvre (Kawasaki ). O holandês conseguiu evitar a moto de Mattia Guadagnini (Husqvarna), que caiu na primeira curva, mas caiu pouco depois quando encontrou um piloto particularmente lento no seu caminho. Porém, um excesso de entusiasmo traiu Herlings, fazendo-o cair novamente quando já estava entre os 15 primeiros. O piloto da KTM deu então tudo de si, ficando em décimo após seis voltas.
Na frente, Prado ditava o ritmo da corrida seguido por Gajser até a nona volta, quando, graças a uma volta forte o piloto do HRC consegue levar a melhor sobre o rival, assumindo a liderança da corrida.
No final Prado tenta aproximar-se mas o trânsito perturba-o e Vlaanderen aproxima-se, sem nunca se tornar perigoso; Herlings continua a sua marcha, devora a distância que o separa de Febvre, ultrapassa-o e vai atacar o terceiro classficado de Vlaanderen que resiste até ao final, evitando que o seu compatriota conquistasse o segundo degrau do pódio. A vitória vai para Gajser que vence a segunda corrida e o GP com um ponto sobre Prado, que terminou atrás dele na segunda manga, e apenas dois sobre Herlings que leva para casa o oitavo pódio consecutivo.
O Campeonato do Mundo de MXGP prossegue com o GP da Flandres no circuito de Lommel, no dia 28 de julho.
Fotos: Honda Racing
Campeonato do Mundo de MXGP:
1. Tim Gajser (Honda), 663 pontos
2. Jorge Prado (GASGAS) 627
3. Jeffrey Herlings (KTM) 608
4. Calvin Vlaanderen (Yamaha) 471
5. Jeremy Seewer (Kawasaki) 451
6. Gleen Coldenhoff (Fantic) 389
7. Romain Febvre (Kawasaki) 363
8. Kevin Horgmo (Honda) 283
9. Pauls Jonass (Honda) 274
10. Valentin Guillod (Honda) 273