MXGP: GP de Portugal já mexe
Realizou-se hoje, na sede da Federação de Motociclismo de Portugal em Lisboa, a apresentação da edição de 2018 do Grande Prémio de Portugal que será a quinta ronda da presente temporada do Mundial de Motocross (MXGP) e tal como em 2017 terá lugar no agora denominado Crossódromo Internacional de Águeda (antiga pista do Casarão).
Pelo segundo ano consecutivo, neste série, Águeda volta a receber a elite de motocross mundial, onde em competição com os melhores pilotos do mundo estarão oito pilotos portugueses, entre eles o consagrado Rui Gonçalves que esteve presente na apresentação. Tudo motivos de regozijo para a Federação liderada por Manuel Marinheiro e que mais uma vez está no coração dos grandes campeonatos das duas rodas.
“Temos trabalhado com o objetivo de permitir a todos os adeptos do motociclismo a possibilidade de assistirem às grandes competições internacionais como foi o caso da passada semana do FIM CEV, que visitou o Circuito do Estoril. Apelamos mais uma vez ao público que apareça em grande número para aumentar ainda mais o sucesso do evento, que em 2017 foi elogiado pelos responsáveis do Mundial, e assim contribuir para a sua continuidade no calendário, pois o que não faltam são países a quererem receber uma jornada do Mundial. É um evento ótimo de assistir, pois as corridas são fabulosas e a pista é fantástica”, comentou Manuel Marinheiro.
Quanto à organização do evento, esta fica novamente a cargo do ACTIB (Águeda Action Club), que assumiu a face deste novo Grande Prémio de Portugal e esteve representado, na apresentação, pelo seu responsável máximo, Albano Melo. “Este é um evento que só se consegue por de pé com um orçamento avultado (em 2017 foram 600 mil euros) e uma equipa de trabalho muito grande. O ano passado mais de 400 pessoas estiveram envolvidas na organização durante três dias e muitas das vezes trabalharam ininterruptamente de dia e noite. Em 2018 temos a adversidade da prova ter lugar numa época diferente do ano, em 2017 foi em julho, mas estamos a trabalhar na preparação de tudo desde o final do último evento. Tudo com o objetivo de montar um Grande Prémio interessante”.
Entre as novidades, para este ano, no complexo desportivo destaca-se a inclusão de bancadas. O objetivo é proporcionar o maior bem estar possível, a quem se deslocar a Águeda, para dois dias que prometem muita animação dentro e fora da pista.