MX2, Suécia: Langenfelder com novo triunfo, Adamo mais perto do título

Por a 14 Agosto 2023 11:23

Com dois pódios em Uddevalla (1º/2º), o piloto alemão da Red Bull GASGAS, Simon Langenfelder foi o grande dominador do Grande Prémio da Suécia, batendo os dois pilotos de fábrica da KTM, Liam Everts (2º/3º), e o líder do campeonato, Andrea Adamo (10º/1º) que venceu a segunda manga.

No campeonato de MX2, assim como no MXGP, a corrida pelo título está quase no fim com Adamo na posição de lider, 80 pontos à frente do segundo classificado, o jovem piloto belga Liam Everts; vêm depois a mais distância Jago Geerts (Yamaha) e os dois pilotos de fábrica da GASGAS, Simon Laengenfelder e Kay de Wolf. Com as rondas restantes da Holanda, Turquia, Itália e Inglaterra, será preciso um milagre para qualquer outro vencer este título MX2 de 2023.

Langenfelder vence 1ª manga pressionado por Everts

Liam Everts (KTM) foi o único piloto a ficar perto do ritmo do alemão Langenfelder na 1ª manga

O alemão Simon Längenfelder venceu a primeira manga de MX2 do Grande Prémio da Suécia na lama de Uddevalla, à frente de Liam Everts (Red Bull KTM) e de Rick Elzinga (Yamaha), numa corrida onde apenas 19 pilotos largaram para a 15ª ronda do Campeonato do Mundo de MX2.

 No domingo, antes da primeira corrida de MX2 , as nuvens dissiparam-se e a pista secou rapidamente, mas apenas uma linha ideal seca se formou. Isso tornou a ultrapassagem quase impossível, tornando cada ultrapassagem muito arriscada. Simon Längenfelder, deixou o acelerador parado por mais tempo antes da primeira curva à esquerda, venceu o holeshot e controlou a corrida daí para a frente. Na corrida conseguiu aumentar a vantagem para mais de 10 segundos sobre Liam Everts (Red Bull KTM ), traçando as suas linhas com confiança e vencendo por uma margem de 5,9 segundos sobre o belga Liam Everts ( KTM ) e sobre o holandês Rick Elzinga (Yamaha).

Após a vitória na corrida, o alemão explicou que gosta de pilotar na lama: “A minha esperança é sempre que chova. Embora a  pista tenha secado rapidamente,diverti-me muito a pilotar nessas condições. Espero que agora eu possa fazer uma boa segunda manga.” Disse no final Langenfelder que com esta vitória na corrida subii para o quarto lugar na tabela do campeonato. O pole-position Kevin Horgmo (Kawasaki) terminou em quarto lugar na corrida.

O líder do campeonato de MX2 Andrea Adamo ( KTM ) teve um arranque fraco, a meio do pelotão e lutou com problemas de visão devido à sujidade nos óculos. Na 8ª volta o siciliano foi ultrapassado após erro de Camden McLellan (Honda) e terminou apenas em 10º. O piloto de fábrica belga da Red Bull KTM, Sacha Coenen, largou bem, de P4, mas caiu duas vezes na corrida, perdendo apenas uma posição e terminando no 5º lugar.

Adamo bate Langenfelder na 2ª manga

Andrea Adamo (KTM) lidera agora o campeonato com 80 pontos de vantagem sobre Everts

O pole position norueguês Kevin Horgmo (Kawasaki) venceu o holeshot para a segunda manga decisiva. O vencedor da primeira corrida, Simon Längenfelder (GASGAS), largou bem, mas foi empurrado por Horgmo na primeira longa curva para a esquerda após a largada. Diante dos inúmeros torcedores escandinavos, Horgmo assumiu a liderança na frente do líder do campeonato Andrea Adamo ( KTM ), que tinha sido apenas 10º na primeira manga.

Simon Längenfelder largou a segunda corrida atrás de Horgmo e Adamo em terceiro. Após 6 voltas, Adamo pressionou o líder Horgmo e ultrapassou-o. Apenas duas curvas depois, Längenfelder também cedeu ao norueguês com uma manobra determinada, mas o alemão já estava a caminho da vitória no Grande Prémio. Horgmo que também estava a caminho de um pódio (3º) mas na 14ª volta a sua Kawasaki teve problemas e o frustrado norueguês teve que desistir da corrida.

Na frente, a situação piorou quando Längenfelder diminuiu a diferença para o líder Adamo com os tempos de volta mais rápidos . Na última volta, o alemão estava na roda traseira do siciliano, mas o italiano dificultou a ultrapassagem e no final, Längenfelder ficou sem tempo para conseguir passar o líder do mundial de MX2. O alemão da GASGAS terminou apenas 0,9 segundos atrás da KTM de Adamo , mas com um resultado de 1–2 venceu o seu segundo Grande Prémio do ano, depois do triunfo na 6ª prova do mundial em Espanha.

Längenfelder que subiu para o 4º lugar na tabela do campeonato está apenas 13 pontos atrás do lesionado Jago Geerts (Yamaha) em 3º lugar. Geerts planeia regressar na próxima corrida em Arnhem, na Holanda.

O piloto de fábrica da Red Bull KTM Liam Everts ultrapassou David Braceras (Kawasaki) nesta corrida e finalmente o bem-disposto sul-africano Camden McLellan ( Honda) e terminou em terceiro na corrida. Com um resultado de 2-3, ‘ Liam ski’ foi segundo no pódio na Suécia e subiu para o segundo lugar na classificação do campeonato do mundo, estando 80 pontos atrás do líder Andrea Adamo, após 15 de 19 eventos .

A 16ª etapa do Mundial de Motocross acontecerá em Arnhem , na Holanda, dentro de uma semana.

1ª manga de MX2: 1. Simon Laengenfelder (GASGAS), 34:19.765; 2. Liam Everts (KTM), +0:05.936; 3. Rick Elzinga (Yamaha), +0:37.665; 4. Kevin Horgmo (Kawasaki), +0:43.985; 5. Sacha Coenen (KTM), +1:05.004; 6. Emil Weckman (FIN, Honda),

2ª manga de MX2: 1. Andrea Adamo (KTM), 34:57.730; 2. Simon Laengenfelder (GASGAS), +0:00.928; 3. Liam Everts (KTM), +0:16.509; 4. Camden Mc Lellan (RSA, Honda), +1:02.032; 5. Rick Elzinga (Yamaha), +1:04.004; 6. David Braceras (Kawasaki), +1:04.472; etc.

Campeonato do mundo de MX2:  1. Andrea Adamo (ITA, KTM), 663 pontos; 2. Liam Everts (BEL, KTM), 583 p.; 3. Jago Geerts (BEL, YAM), 559 p.; 4. Simon Laengenfelder (GER, GAS), 546 p.; 5. Kay de Wolf (NED, HUS), 501 p.; 6. Thibault Benistant (FRA, YAM), 462 p.; etc.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x