MX: Treinadores certificados
No passado dia 28 de dezembro teve lugar na cidade espanhola de Málaga um seminário ministrado pela FIM Europa com o objetivo de certificar treinadores de motocross em dois níveis de preparação: MX-A e MX-B. O nível MX-A aplica-se a pilotos com algum conhecimento de competição e que queiram participar de forma ativa em corridas de campeonatos nacionais numa vertente amadora.
O nível MX-B já lecciona um programa mais avançado que passa pela aplicação de regras de nutrição, prevenção de lesões, primeiros socorros, anti-doping sendo destinado a pilotos que já tenham participações mais activas em diversos tipos de competição.
Componente fundamental desta formação a aprendizagem de técnicas de comunicação aplicadas no relacionamento pais/piloto.
O programa FIM Europa tem também o apoio da MXGP Academy tendo tido como formadores Martin van Gederen, responsável pela área da formação da Federação Internacional de Motociclismo e também por Jonh van den Berk, ex-piloto de motocross, duas vezes campeão do mundo em 1987 e 1988 e actual monitor da MXGP Academy, ele que já tinha estado em Águeda para uma primeira acção com pilotos aquando do GP de Portugal de MXGP em 2017.
Os monitores acreditados pelo programa FIM Europa MXGP Academy são: Marco Garcia, Luís Ferreira, Pedro Barradas e Hugo Santos. Estes quatro monitores vão poder utilizar nas suas escolas o selo (carimbo) de Escola Aprovada FMP.