Coupe de l’Avenir Motocross, Qualificações: Duarte Pinto e Alexandre Marques no Top 10
A seleção Junior de Portugal assegurou este sábado uma prestação positiva nas qualificações para a 50.ª edição da Coupe de l’Avenir de Motocross na Bélgica.
Classe Open
5.º na sessão de treinos cronometrados, Alexandre Marques saiu da grelha na 15.ª posição mas o piloto da Husqvarna pôs “mãos à obra” e iniciou uma recuperação que o levou ao 7.º lugar final.
Por sua vez, Sandro Lobo arrancou em 21.º e rodou sempre próximo do Top 20. O piloto da Yamaha terminaria em 23.º mas a equipa lusa perdeu Fábio Costa, vítima de uma queda nos treinos que o deixou com uma tíbia fracturada.
Na classificação por nações, Portugal foi 7.º classificado entre as 12 seleções a competir na categoria Open.
Classe 85cc
Bi-campeão nacional de MX85, Tomás Santos saiu da grelha em torno da 20.ª posição mas conseguiu subir alguns lugares e cortou a meta no 15.º posto.
Gonçalo Cardoso fez uma corrida semelhante à de Santos no sentido em que também ganhou algumas posições ao longo da manga – arrancou em 21.º e terminou em 18.º.
Depois de rodar muito tempo em 31.º, Bernardo Pinto perdeu um lugar perto do fim e concluiu em 32.º.
Na classificação por nações, Portugal foi 8.º classificado entre as 14 seleções a competir na categoria 85cc.
Classe 65cc
Duarte Pinto mostrou logo nos treinos que queria lutar por um lugar no Top 10 e foi isso que fez na manga de qualificação. 14.º no início da corrida, o piloto da Husqvarna atacou na última volta e passou de 11.º para 10.º.
Francisco Fernandes arrancou em 17.º e, apesar de uma corrida consistente, viria a terminar no 21.º posto. Leonardo Gaio saiu da grelha em 16.º mas teve problemas à sexta volta e viria a descer para a 29.ª posição.
Na classificação por nações, Portugal foi 7.º classificado entre as 13 seleções a competir na categoria 65cc.
As corridas que vão definir os resultados da 50.ª edição da Coupe de l’Avenir disputam-se este domingo. Acompanhe tudo aqui no Motosport!