CN Motocross, Granho, MX2: Eric Tomas vence apesar da oposição de Sandro Lobo
As vitórias em MX2 no Granho – palco da ronda de abertura do campeonato nacional de Motocross- foram repartidas entre um espanhol e um português.
Agora com um novo formato – com duas mangas de MX1 e duas mangas de MX2 e sem manga de MX Elite – tivemos uma grelha com 36 pilotos na categoria das motos 250cc 4T e 125cc 2T.
Eric Tomas (1.º/2.º) estreou-se em Portugal com um triunfo na classificação geral. Autor do “holeshot” na primeira manga, o piloto da Yamaha aguentou a pressão de Fábio Costa até que este cometeu um erro e lhe deixou o “caminho livre” para a vitória.
Na segunda manga, Sandro Lobo (4.º/1.º) “vingou-se” do péssimo arranque da primeira manga com o “holeshot” na sua 125cc 2T! Eric Tomas bem tentou pressionar o piloto da Yamaha mas o n.º 311 não cedeu e rumou ao triunfo com 16 segundos de vantagem sobre o espanhol.
Assim sendo, Tomas venceu a classificação geral com 4 pontos de vantagem sobre Lobo enquanto que o degrau mais baixo do pódio foi para Fábio Costa (2.º/4.º).
Principal opositor de Tomas na manga de abertura, o piloto da GasGas caiu na primeira curva da segunda corrida e viu várias motos ficarem por cima da sua. Com o tempo perdido, Costa tentou fazer o máximo para evitar perder pontos e “salvou” mesmo assim o 3.º lugar na classificação geral.
Na sua estreia no campeonato nacional de MX2, Alexandre Marques (3.º/5.º) também foi vítima de uma queda no início da segunda manga. Mesmo assim, o residente na Suíça conquistou a 4.ª posição final na frente de Pedro Rino (7.º/3.º), muito consistente ao longo de todo o dia que o levou a um excelente 3.º posto na segunda manga.
Na segunda metade do Top 10 terminaram Henrique Benevides (6.º/6.º), Tomás Clemente (9.º/7.º), Martim Espinho (8.º/8.º), Martim Palma (10.º/11.º) e Rúben Ribeiro (13.º/9.º).
O campeonato nacional de Motocross prossegue no dia 19 de Março em Lustosa (Lousada).
:.
(Foto: Rúben Policarpo)