CN Motocross, Granho, MX2: A primeira de Fábio Costa
Terceira ronda do campeonato nacional de Motocross, terceiro vencedor diferente em MX2!
Abel Carreiro realizou o “holeshot” na manga destinada às classes MX2 e MX125. O açoriano liderou as três primeiras voltas sobre André Sérgio até que o ribatejano superou o piloto da Husqvarna e assumiu o comando.
Determinado em conseguir a sua primeira vitória do ano, Sérgio tentou “fugir” de Fábio Costa – que entretanto também tinha ultrapassado Carreiro – mas o piloto da Yamaha viria a cair, cedendo a liderança ao jovem da Lourinhã.
Costa isolou-se na 1.ª posição, deixando Luís Oliveira e André Sérgio a lutar pelo degrau intermédio do pódio. No entanto, Sandro Lobo – que tinha arrancado apenas no 10.º posto – fez uma corrida de trás para a frente e chegou-se aos seus colegas de marca nos últimos minutos.
A cinco voltas do fim, Sérgio roubou o 2.º lugar a Oliveira sendo, pouco depois, “imitado” por Lobo. O líder do campeonato não ficou por aqui e, depois de ver a placa de duas voltas, “ligou o turbo” e ultrapassou André Sérgio.
No cair da bandeira de xadrez, Fábio Costa venceu com 9 segundos de vantagem sobre Sandro Lobo e 11,5 segundos sobre André Sérgio.
Vencedor em Casais de São Quintino, Luís Oliveira cortou a meta em 4.º na frente do consistente Martim Espinho. Henrique Benevides foi 6.º seguido por Afonso Gomes, Abel Carreiro, Pedro Rino e Andreas Carriço.
Na manga de MX Elite – também pontuável para a classe MX2 – Fábio Costa teve uma corrida perfeita. Autor de um ótimo arranque com a sua 125cc 2T face às 450cc 4T, o piloto da GasGas liderou sempre a sua categoria e concluiu na 5.ª posição absoluta.
8.º no arranque, Sandro Lobo rapidamente subiu a 6.º. Apesar de ter chegado a estar a 10 segundos de Costa, o piloto da Yamaha foi ganhando tempo ao n.º 291 mas falhou o objetivo da vitória por 2 segundos.
Luís Oliveira esteve também envolvido na batalha pelo triunfo. O endurista acompanhou a recuperação de Lobo ao longo da manga para cortar a meta a meio segundo do piloto de Alverca. André Sérgio e Martim Espinho de fecharam o Top 5.
Na classificação geral de MX2 no Granho, Fábio Costa (1.º/1.º) venceu tudo o que havia para vencer e assumiu a liderança do campeonato. Foi a primeira vitória da carreira do jovem da Lourinhã na categoria MX2.
Sandro Lobo (2.º/2.º) e Luís Oliveira (4.º/3.º) acompanharam o piloto da GasGas no pódio, na frente de André Sérgio (3.º/4.º) e Martim Espinho (5.º/5.º).
O Top 10 ficou completo com Henrique Benevides (6.º/6.º), Abel Carreiro (8.º/8.º), Afonso Gomes (7.º/9.º), Andreas Carriço (10.º/7.º) e Pedro Rino (9.º/10.º).
O campeonato nacional de Motocross prossegue no dia 8 de Maio em Alqueidão, Torres Novas.
:.
(Foto: Rúben Policarpo)