AMA Pro Motocross 250: Haiden Deegan arrasa concorrência em Pala
A primeira ronda do AMA Pro Motocross 250 em Pala, Califórnia EUA, mostrou um domínio insolente de Haiden Deegan (Yamaha), que brilhou perante o público da sua cidade natal com um duplo triunfo. Levi Kitchen (Kawasaki) e Tom Vialle (KTM) completaram um pódio preenchido com três fabricantes diferentes.
Classe 250
A primeira manga da classe 250 começou com Tom Vialle (KTM) a liderar o pelotão na primeira curva para fazer o Holeshot, mas Levi Kitchen (Kawasaki) subiu de imediato a segundo. Kitchen foi paciente no início, mas passou ao ataque durante os primeiros 10 minutos de corrida e assumiu o controlo da primeira posição. Com a liderança na mão, o americano abriu uma vantagem de vários segundos sobre o pelotão, enquanto Vialle e Deegan lutavam pelo segundo lugar. Deegan não demorou a chegar ao segundo lugar.
Haiden Deegan (Yamaha) venceu ambas as mangas na sua corrida caseira em Pala
Deegan mostrou um ritmo mais rápido do que Kitchen a meio da corrida e foi diminuindo lentamente a desvantagem até que acabou por ficar a poucos metros de distância quando a corrida entrou nos últimos 10 minutos. A batalha começou a partir desse ponto, com Kitchen a responder, levando a trocas de posições constantes. Uma excursão fora da pista abrandou por momentos o ímpeto de Deegan, mas reagrupou-se e continuou a pressionar a Kawasaki na frente.
Kitchen chegou às duas últimas voltas no controlo da corrida, mas um marcador de pista ficou alojado na sua bota, o que abrandou o ritmo do piloto Kawasaki enquanto o removia e permitiu que Deegan passasse para a liderança. O piloto do sul da Califórnia deu então tudo para se afastar e conquistar a primeira vitória da temporada, 7,2 segundos à frente de Kitchen. Vialle terminou em terceiro, com Chance Hymas, do Team Honda HRC, em quarto, e Joey Savatgy, da Triumph Racing, em quinto.
Levi Kitchen (Kawasaki) encerrou a ronda de abertura em Pala com dois segundos lugares
Após a corrida, os comissários determinaram que Vialle violou a Regra 1.6.20, por ter cortado a pista no início da manga e como resultado o francês perdeu uma posição para quarto.
Na segunda manga Deegan continuou onde parou fazendo o holeshot, enquanto Jalek Swoll e Kitchen, da Triumph Racing, o perseguiam. Kitchen não perdeu tempo e passou Swoll para segundo, posicionando-se logo atrás de Deegan. O ritmo inicial dos dois primeiros classificados permitiu-lhes afastarem-se do pelotão. Swoll, entretanto, foi alvo do ataque de Vialle, mas o piloto da KTM caiu e perdeu posições. A meio da corrida Deegan e Kitchen estabilizaram, com cerca de um segundo de diferença entre os dois. Atrás, a luta pelo pódio aqueceu com três pilotos em posição de conquistar o terceiro lugar. A posição de Swoll em terceiro lugar na pista dava-lhe vantagem, mas Vialle e Hymas também estavam na luta. A cinco minutos do final, Swoll, Vialle e Hymas estavam a correr em 3-4-5 na pista, separados por quase nada. Vialle atacou e conseguiu passar Swoll para terceiro, o que lhe deu a vantagem na classificação geral. Hymas passa então Swoll para quarto.
Tom Vialle (KTM) foi penalizado mas ainda assim o piloto de Avignon terminou em terceiro da geral
Na liderança, Deegan acelerou o ritmo nos momentos finais para evitar um ataque tardio de Kitchen e aumentou a sua vantagem na última volta. Haiden Deegan fechou o dia com 1-1 em ambas as mangas, à frente de Levi Kitchen (2-2), com Tom Vialle (4-3) em terceiro da geral.
Com o máximo de pontos marcados na ronda de abertura, Deegan estabeleceu uma vantagem de seis pontos sobre Kitchen na classificação do campeonato. Vialle e Hymas estão empatados em terceiro, a 12 pontos da liderança.
Classificação final MX 250, Pala Fox Raceway
1º Haiden Deegan (EUA), Yamaha 1 – 1
2º Levi Kitchen (EUA), Kawasaki 2 – 2
3º Tom Vialle (FRA), KTM 4 – 3
4º Chance Hymas (EUA), Honda 3 – 4
5º Jalek Swoll (EUA), Triumph 6 – 5
6º Jo Shimoda (JAP), Honda 8 – 6
7º Nate Thrasher (EUA), Yamaha 11 – 7
8º Pierce Brown (EUA), GASGAS, 10 – 8
9º Joey Savatgy (EUA), Triumph 5 – 13
10º Ryder DiFrancesco (EUA), GASGAS 9 – 12