MotoGP: Vem aí Assen!
Não é por nada que Assen é frequentemente chamada “A Catedral da Velocidade” : Não só é, com Monza em Itália, uma das mais antigas pistas permanentes do Mundo, mas o seu traçado exigente proporciona quase sempre batalhas lendárias nas várias classes.
A sua localização numa encruzilhada da Europa que acaba por ser perto da Alemanha., Bélgica, França e Inglaterra, atrai sempre grandes números de espetadores tendo mesmo o recorde das afluências na MotoGP, com número na ordem dos 100.000 a ser atingidos com regularidade.
O Circuit Van Drenthe, para usar o nome completo, recebe corridas desde 1925, embora originalmente, para o Grande Prémio dos Países Baixos, aproveitasse estradas que ligavam os vilarejos de Borger, Schoonloo e Grolloo, com um traçado original de 28,57 km.
Depois, em 1955, construía-se o atual traçado, que reduziu o tamanho da volta para 7,705 km, e em 2006 passou por outra reforma que reduziu isso ainda mais, para 4,555 km.
Atualmente, o recorde do Circuito pertence a Marc Márquez, com 1:33.617, mas devido a condições atmosféricas facilmente variáveis, é uma pista onde os recordes por vezes permanecem por bater longos anos. Por exemplo, a marca de Márquez refere-se a 2015, quando se verificaram condições ideais pela última vez.
Este ano, se a onda de claro que tem assolado a Europa se mantiver mais uns dias, decerto veremos os recordes serem igualados ou mesmo batidos em todas as categorias… uma coisa é certa, é uma ronda a não perder!