MotoGP, os atuais: Aleix Espargaró

Por a 15 Maio 2020 16:00

Aleix Espargaró Villà, nascido em Granollers, Espanha, a 30 de Julho de 1989 é o mia velho dos irmãos Espargaró, ambos pilotos de MotoGP, e um dos únicos dois pilotos da classe de MotoGP de 2020 que nunca venceram uma única prova em nenhuma classe de Grand Prix, sendo o outro o estreante Iker Lecuona.

Aleix compete na classe de MotoGP do Campeonato do Mundo de MotoGP, correndo pela Aprilia Gresini e sendo um habitual adversário de Miguel Oliveira na cauda dos lugares pontuáveis, como se vê na foto de abertura.

No Mundial a partir de 2004 na classe de 125, Espagaró mudou-se para a classe de 250 em 2006 a meio da temporada, depois de Sebastian Porto terminar a sua carreira. Martin Cardenas substituiu Porto nas 250 e Aleix assumiu o lugar de Cardenas como segundo piloto da equipa.

Em 2009, Espagaró assinou um acordo com a equipa italiana Campetella Racing, mas a seguir estes retiraram-se por dificuldades financeiras, deixando-o sem uma posição permanente, mas ainda teve duas aparições como suplente em Assen e no Sachsenring para a Equipa Húngara Balatonring.

Espargaró no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2010 

Também atuou como piloto de desenvolvimento de Moto2. Em 19 de Agosto de 2009, com 20 anos ainda incompletos, foi anunciado que Espargaró iria correr para a Ducati Pramac Racing em MotoGP, em Indianápolis e Misano.

Nessas provas, substituiu Mika Kallio, que por sua vez substituiu Casey Stoner na equipa de fábrica da Ducati. O seu irmão mais novo, Pol, competiu ao lado de Aleix em Moto2 em 2011, sendo agora piloto da KTM oficial.

Em 6 de Outubro de 2009, foi anunciado que Espargaró tinha assinado um acordo com a Ducati Pramac para correr no Campeonato de MotoGP de 2010 a tempo inteiro, substituindo Niccolò Canepa na equipa.

Substituiu também o lesionado Canepa nas duas últimas corridas da temporada de 2009 em Sepang e Valencia.

Depois de um ano de volta à Moto2 em 2011, Espargaro regressou à classe de MotoGP, e foi o piloto da classe concessionada CRT mais bem classificado nas temporadas de 2012 e 2013.

Em 2014, registou a sua primeira pole position no TT holandês em Assen, a efeméride chegando no seu 150º fim de semana de Grande Prémio.

No final da temporada, depois de dominar a Classe Aberta – anteriormente conhecida como CRT – assinou pela equipa oficial da Suzuki para montar a nova GSX-RR a partir de 2015.

Aleix com o seu técnico Jimenez

Desde 2017 é piloto oficial da Aprilia, tendo acabado o ano passado em 14º com 63 pontos e um melhor resultado de 7º em Aragón, mas para 2020, já se viu que a nova Aprilia RSGP está muito melhorada, e deverá permitir ao catalão resultados regulares dentro do Top 10.

Privadamente, Aleix, que redside em Andorra, é conhecido por adorar o FC Barcelona e o seu ex-jogador Bojan, que finalmente conheceu no Gran Premi da Catalunya em 2012.

Aleix também é um confesso adorador de animais, e tem dois beagles chamados Pippa e Zuki.

Laura Montero, mulher de Aleix, é modelo e arquitecta e deu à luz os seus filhos no dia 5 de Junho de 2018, gémeos chamados Max e Mia, que o piloto já declarou serem a melhor coisa na sua vida, apesar de se ter tido que se habituar a “dormir menos do que precisava!”

Aleix tem 165 partidas em MotoGP, com 1 pódios e 2 poe position, mas até agora, como vimos, sem vitórias

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x