MotoGP, Motegi: Márquez lidera FP4 em slicks
Se a tentativa de Gardner de sair em slicks nas Moto2 saiu gorada por tardia, na FP4 de MotoGP vários pilotos já tentariam com sucesso, com Kallio e Bagnaia à frente de início em intermédios, mas Miller a sair com slicks e de seguida Rossi, após umas voltas à pista em intermédios.
Entretanto, Miguel Oliveira andara em 5º nos momentos iniciais, baixando gradualmente para 10º, mas com Miller a sair em slicks, indo logo para 6º, o português baixou para 11º e 12º quando Rossi se instalou à sua frente.
Rins, Quartararo, Nakagami e Márquez também já estavam em slicks, e a 7 minutos do fim, todos os pilotos menos Morbidelli, Kallio, Pol Espargaró e Syahrin.
Faltavam 2 minutos para o fim quando Márquez foi para a frente, mas logo de seguida, Viñales bateu o tempo da Honda, seguido de Crutchlow, uma surpresa no tipo da tabela.
Oliveira também em slicks melhorava para 12º, acabando depois em 14º e a segundos do final, Márquez ia para a frente de novo, com 1:49.940, ficando Crutchlow ainda segundo e Rossi terceiro.