MotoGP, Motegi: 10 factos antes do GP do Japão
Por Paulo Araújo a 20 Outubro 2019 04:18
A dominação mundial de Márquez, uma possível centena de pódios para Dovi e todas as outras coisas essenciais a saber antes da corrida de MotoGP no GP do Japão
- Marc Marquez classificou-se na pole pela primeira vez na classe MotoGP em Motegi, o que significa que se classificou na pole da classe rainha pelo menos uma vez em cada pista do calendário atual e num total de 20 circuitos diferentes. Mick Doohan detém o recorde na classe rainha com 24 pistas diferentes, seguido por Valentino Rossi (21), Marquez (20) e Casey Stoner/Kevin Schwantz (18).
- Esta é a 62ª pole para Marc Marquez na sua 124ª largada na categoria rainha, o que significa que se classificou na pole em exatamente metade das corridas em que competiu desde que subiu à categoria rainha em 2013.
- Franco Morbidelli classificou-se em segundo lugar, igualando o seu melhor resultado na classificação de MotoGP de Jerez no início deste ano.
- Completando a primeira fila está Fabio Quartararo. Desde a sua primeira linha da frente de sua temporada de estreia em Jerez este ano, quando saiu da pole position, o francês perdeu apenas os três primeiros em três ocasiões: Le Mans, Brno e Silverstone.
- Fabio Quartararo precisa de estar mais de 75 pontos à frente de Joan Mir depois de Motegi para vencer a luta pelo Rookie do Ano. Atualmente, ele tem 85 pontos à frente e Mir é o seu único rival restante.
- Com Franco Morbidelli, Fabio Quartararo e Maverick Viñales, é a quarta vez este ano que há três pilotos da Yamaha entre os quatro primeiros na classificação, juntamente com a Catalunha, San Marino e Tailândia. O último pódio para os pilotos da Yamaha em Motegi foi em 2015, quando Valentino Rossi ficou em segundo, seguido por Jorge Lorenzo em terceiro.
- Jack Miller, que não conseguiu pontuar nas suas duas visitas ao Japão em MotoGP , classificou-se em sexto e é a melhor Ducati. É o segundo sexto lugar consecutivo na 11ª vez este ano em que se classifica nas duas primeiras linhas da grelha.
- Andrea Dovizioso, pole do ano passado, que já esteve na pole em Motegi três vezes, classificou-se em sétimo. As duas vezes que se classificou em Motegi, foi 9º em 2017, quando lutou para conquistar a vitória, e 13º no seu ano de estreia na MotoGP em 2008. Esta é a oitava vez este ano que Dovizioso não se classificou nas duas primeiras linhas. Um pódio para Desmo Dovi seria o 100º na sua carreira em Grande Prémio.
- Danilo Petrucci, que terminou em terceiro em Motegi no molhado em 2017, classificou-se na oitava posição, a décima vez na temporada em que se classificou nas três primeiras filas da grelha, além de ser o segundo melhor resultado de qualificação em Motegi.
- Valentino Rossi, que foi o primeiro piloto da Yamaha no ano passado em Motegi em quarto lugar, classificou-se em 10º, apenas a terceira vez nas suas 20 visitas ao circuito japonês em que ele não conseguiu classificar-se nas três primeiras filas da grelha.
Subscribe
Login
Please login to comment
0 Comentários