MotoGP: Márquez x Rins, choque em pista
A sessão oficial de qualificação em Brno vai marcar um antes e um depois na relação entre Marc Márquez e Álex Rins.
Era inevitável que houvesse uma troca de palavras azedas depois do que se viu na sessão qualificativa, em que Márquez e Rins praticamente se pegaram em pista, inclusive a vir para a boxe. A Suzuki já apresentou um protesto contra o jogo psicológico do piloto de Cervera.
O incidente começou quando Márquez, seguido por Miller e Rins, alargou ligeiramente a trajetória. Enquanto o piloto da Pramac aproveitou e passou por dentro, Márquez voltou a fechar quando Rins vinha a passar e “atrapalhou-o” segundo Rins.
Rins terá comentado posteriormente que “Márquez não respeita os outros pilotos”, com Márquez a minimizar o incidente – “Claro que eu não concordo com isso, é a opinião dele.”– dizendo simplesmente que não viu Rins atrás de Miller:
“Entrei na curva 5 e o Jack ultrapassou-me, eu olhei e só o vi a ele, e tentei seguir o Jack porque sabia que ele tinha bom ritmo. (…) havia um pequeno espaço, mas o suficiente e [Rins] entrou-me por dentro…” disse a estrela da Repsol Honda.
“O mais engraçado foi quando entramos na boxe e tenho à minha frente a parede de pneus e não tinha espaço [para passar] porque ele estava a ir nessa direção.
Eu não sei se foi intencional ou não, mas para mim não foi importante. Eu perco zero tempo com esse tipo de coisas.”
O piloto da Suzuki, por sua vez, retorquiu:
“Márquez sofreu um acidente na Moto2 e perdeu um pouco de visão, talvez devesse verificar a vista…” continuou Rins – “Não é a primeira vez…”
“Toda a gente conhece o Márquez e sabe que ele tem um talento incrível… Ele colocou um pneu slick e foi super rápido, mas o que aconteceu na FP1 com o Vinãles foi mais ou menos o mesmo. Marc gosta de jogar este jogo e tentar entrar na cabeça dos outros pilotos. Mas no meu caso, estou muito calmo.”
À pergunta se ele achava que precisava de tentar entrar na cabeça de Márquez, Rins respondeu:
“Não, eu não penso assim … Com certeza se estivesse a lutar pelo campeonato mundial com ele, ia tentar fazer alguma coisa, mas ele está 80 pontos à minha frente – talvez esteja com medo, não sei! “
O vencedor de Austin, Rins, que caiu nas duas últimas corridas, é quarto no campeonato mundial.