MotoGP: Márquez na pole com cálculo perfeito
Se a Qualificação 1 foi empolgante pela necessidade absoluta de Dovizioso passar à Q2 se querkia manter as suas aspirações no Campeonato acesas, a sessão final que ia decidir as primeiras 4 filas da grelha não o foi menos.
Mais uma vez, o grupinho da frente incluía Quartararo, Viñales e Márquez, mas Crutchlow, Miller e Petrucci, nos lugares seguintes, podiam saltar para a frente a qualquer altura.
Em vista da curta sessão, e da pouca abrasão de Mugello, todos os pilotos optaram pelo Michelin macio na traseira e quando o ataque aos tempos começou nos últimos 4 minutos, foi Bagnaia a salientar-se, mas Petrucci surgia também numa volta rápida, e logo a seguir também Miller, saltando para segundo. A menos de 2 minutos do final teria Márquez ainda uma palavra a dizer?
Petrucci saltou para segundo e Dovi permanecia último dos doze, que lhe garantia apenas a 4ª fila de grelha. A chegada de Morbidelli a 3º colocava as 2 Yamaha da Petronas momentaneamente ambas na primeira fila, mas Márquez estava ao ataque, totalmente no limite.
Com o tempo acabado e a bandeira a ser mostrada, Dovi e Márquez passam colados na reta, projetando Dovi para apenas 9º na Ducati, mas dando a pole a Marc Márquez com 1:45.519, para gáudio dos técnicos da Honda Repsol… Arrancando da 3ª fila, tudo fica mais difícil para Dovi amanhã…
(grelha a seguir)