MotoGP: Duas Ducati passam à Q2, Oliveira 12º
A Q1 deu-se praticamente logo a seguir à FP4, e continuou o duelo em pista, mas sem os 10 mais rápidos que se qualificam automaticamente para a Q2.
Pirro na 3ª Ducati Mission Winnow continuou a mostrar-se um piloto de testes muito rápido, liderando a sessão com Rins colado.
Sem os mais rápidos em pista, Oliveira apareceria num 6º lugar inicial, que à medida que o ritmo aumentou foi baixando para 11º. A 4 minutos do fim, com Pirro e Rins sempre à frente, Dovizioso vinha para 3º, fazendo pensar se não haveria ordens de equipa contra um piloto de testes e ocasional participante impedir um colega de equipa que está na luta pelo título de passar à Q2.
Mesmo assim, Dovi estava a 0,452 do tempo de Pirro, que teria obviamente de exceder para isso acontecer.
Espargaró apareceria em 4º e Karel Abraham, apesar de ter estado na gravilha na sessão anterior com a Ducati da Real Avintia, era 5º. Oliveira dividia Mir e Iannone, refletindo a possível ordem da corrida de amanhã, e Dovi tinha uma última hipótese de subir para os dois que iam passar à Q2, como também Rossi.
À vista da bandeira, perfeitamente coordenado, Andrea Dovizioso fez a volta rápida, colocando duas Ducati na Q2, enquanto Rossi subia para 8º e Zarco caía de 9º aparatosamente… Oliveira também baixou para 12º, sendo de novo batido pelo colega de equipa Syahrin.