MotoGP, Austrália: Marcos e títulos na ilha

Por a 24 Outubro 2019 16:00

Definir a pista de corridas mais bonita do mundo poderia sem dúvida ser uma discussão para horas, dias ou semanas, mas, por mais que o debate continue, o Grande Prémio de Phillip Island continuará a aparecer como um dos principais.

Existem poucos lugares mais impressionantes para assistir a corridas de motos e poucas pistas melhores aonde competir, com mais algumas boas lembranças ao virar da esquina no Grande Prémio da Austrália Pramac Generac. Este ano, na Ilha, trata-se de atingir marcos e definir títulos (e algumas das melhores corridas que já vimos).

Marc Márquez (Honda Repsol) pode já ter conquistado o título de pilotos, a Honda o de Construtores e Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT) o de Rookie do Ano, mas ainda há muito em jogo.

Dito isto, muita da ribalta deste fim de semana vai estar focada num homem: Valentino Rossi (Yamaha Monster Energy), porque o “Doctor” alinha no seu 400º Grande Prémio.

Dizer que a marca é rara é pouco. Rossi é o mais experiente no grelha e o mais experiente da história há algum tempo, mas mesmo assim, 400 é um número bastante grande.

É 42,5% de todos os Grandes Prémios, e ele ganhou 115 e marcou pontos em 353 deles, conquistando vitórias em sete motos diferentes como o único piloto a vencer nas 500cc de dois tempos, 990cc de quatro tempos, 800cc de quatro tempos e máquinas de quatro tempos de 1000cc. Alguns desses sucessos também ocorreram na ilha, por isso é um bom lugar para comemorar.

Ainda não se sabe se ele poderá comemorar novamente nesta temporada, já que Rossi venceu pela última vez na Austrália em 2014 e com o companheiro de equipa Maverick Viñales a conquistar a vitória o ano passado e outros pódios desde então, essa é uma boa razão para acreditar que a moto pode fazê-lo novamente.

E Rossi? Motegi não foi a melhor preparação, mas não se tem 400 partidas em GP sem a capacidade de se recuperar como poucos.

Viñales, no entanto, podia ser uma concorrência acirrada – assim como Quartararo, também em Yamaha. O francês esteve mais perto que ninguém de deter a sequência de quatro consecutivos de Márquez, será a Austrália que finalmente o verá conquistar essa primeira vitória?

É uma grande pergunta, mas o mesmo aconteceu com o resto de Quartararo nesta temporada, e ele é rápido em todos os lugares. O novato francês foi a dama de honor mais uma vez, mas provou que é o homem a seguir ao reivindicar a coroa de 2019 como Rookie do ano.

Entretanto Jack Miller (Ducati Pramac) também tem um alvo nas costas de Quartararo. O Australiano corre em casa determinado a dar alegria aos fans locais e obter outro resultado importante esta temporada, mas isso também é agravado por ser a hora H na classificação do piloto Independente. Atualmente, Quartararo está a 38 pontos de distância do australiano, pelo que pode ser decidido na ilha.

Depois, há a classificação por equipas, atualmente liderada pela Ducati. Mas a diferença são apenas 17 pontos e com Márquez em alta, pode bem mudar de mãos … mas os colegas da Ducati, Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci, estão a esforçar-se por tentar segurá-la.

Phillip Island tem sido mais difícil para a fábrica de Borgo Panigale recentemente, embora tenha sido um bom local de caça. Dovizioso também tem o segundo lugar na classificação pronto a garantir e Petrucci está a ficar sem tempo para apanhar Viñales e Alex Rins (Suzuki Ecstar) na luta pelo terceiro…

Rins poderia ser uma força a ter em conta na rápida e fluida Phillip Island, e uma complicação séria para aqueles que provavelmente já estão a apontar para o alto. Na temporada passada, ele estava a ganhar tração, este ano está na luta pela terceira posição geral e já venceu duas vezes em MotoGP…

Pol Espargaró (KTM Red Bull) tem um recorde impressionante na Ilha como piloto, e quer tentar voltar aos dez primeiros, e o colega de equipa Mika Kallio vai querer pontuar. Um rosto familiar, agora em cores diferentes, será uma presença a seguir também este fim de semana, pois Johann Zarco estreia aos comandos da Honda LCR Idemitsu de Takaaki Nakagami.

O francês vai participar de três corridas, e que melhor lugar para começar a aprender uma moto completamente nova …

O Grande Prémio da Austrália Pramac Generac tem tudo: campeonatos em disputa, marcos no horizonte, uma pitada de intriga e uma das melhores pistas do mundo…

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x