MotoGP, Aragón: Morbidelli e Iannone passam, Oliveira 7º
Tendo perdido o final da FP4, Rins estava mais que pronto e foi o primeiro a entrar em pista na Q1, que com o 2º tempo da FP4 muito tempo, teria obviamente ritmo para liderar.
Com Pol Espargaró qualificado automaticamente, as KTM de Kallio e Oliveira iam disputar a hipótese de passar à Q2 com Rins, mas tinham concorrência formidável em Petrucci e Nakagami para não falar de Morbidelli, a pagar o 14º na FP2 com a sua presença aqui… e a exagerar, quase sendo cuspido da moto na curva 1 mas conseguindo a volta mais rápida quando com ele passaria à Q2 Iannone na Aprilia.
Rins atacava também e previsivelmente saltou para a frente, com a resposta de Nakagami logo a seguir a mudar o topo da sessão outra vez.
Lorenzo estava na boxe, claramente ainda desconfortável e Morbidelli atacava de novo o tempo rápido, deslocando Nakagami de novo de 2º.
Nesta altura, Kallio estava em 5º e Oliveira em 9º à frente de Bagnaia, Abraham, Smith e Syahrin.
As qualificações variáveis de Oliveira em relação a Espargaró, que têm provocado confusão, explicam-se facilmente: com tanto do desempenho de um piloto a depender de atitude mental, é natural que toda a agressividade do Espanhol não se pudesse manifestar em pleno numa sessão molhada, deixando o mais cerebral e analítico português em vantagem… ou se quiserem em linguagem mais simples, quando ninguém está a puxar a 100%, os 97% do português colocam-no mais alto na ordem… o mesmo se passa nas voltas de qualificação, em que uma no limite basta, mas depois fazer o mesmo ritmo em corrida volta após volta, é outra coisa…
Fosse como fosse, Morbidelli liderava de novo com 1:48.292, e Oliveira ainda saltou para 5º nos últimos 2 minutos da sessão, quando Kallio era já 9º e Iannone esforçou-se ao máximo e era 2º de novo…
Tudo mudava, com Petrucci e Bagnaia a baixar o português da KTM para 7º e Rins a fazer uma última volta que não bastou… Com este resultado, Oliveira vai alinhar à partida do Grande Prémio de Aragón em 17º no meio da 6ª fila…
No livro do Miguel, ele diz que não gosta de boleias, só quer andar sozinho. Será muito meritório, mas não dá décimas. alguém que lhe mostre a volta do Iannone pendurado no Morbidelli, que lhe deu acesso ao Q2 e a volta do alexis pendurado no Marc, que lhe deu o 5º tempo na Q2!!