MotoGP, 2021, Jerez: Márquez e Rossi elogiam estreante maravilha Acosta
Depois de duas vitórias e um segundo lugar dos seus três primeiros Grandes Prémios, Acosta, das Moto3, está a fazer ondas no campeonato do mundo
Pedro Acosta da KTM Red Bull Ajo é apenas o quinto piloto, em 73 anos de história, a subir ao pódio nos três Grandes Prémios iniciais, e o espanhol é o mais jovem de todos a fazê-lo.
Uma estrela nasceu no Campeonato do Mundo de Moto3 e, sem surpresas, o jovem de 16 anos tem recebido muitos elogios de alguns conhecidos campeões mundiais.
A citação de Acosta no Parc Ferme, no domingo, “o meu plano era divertir-me durante 25 minutos, depois levar o troféu” foi brilhante. Foi uma declaração de um jovem para confirmar que tinha chegado, aproveitando a vida como piloto de Grande Prémio, e pronto para continuar a espantar o mundo.
Um 2º no Qatar seguido de uma impressionante vitória com arranque do Pitlane até P1 em Doha, antes de passar Dennis Foggia (Leopard Racing) na última volta em Portimão, é mais uma prova do que precisamos de saber, garantindo que um rookie vai ser um sério candidato na corrida ao título da classe leve de 2021.
O compatriota Marc Márquez da Honda Repsol está bem ciente do que é preciso para ganhar campeonatos mundiais, e o famoso número 93 está seriamente impressionado com as performances de Acosta.
“O Pedro Acosta é bom, muito bom. Já twittei sobre ele depois da corrida ao Qatar. Ele pilota de forma diferente”, disse Marc Márquez. “Acho que ele vai ganhar este ano, mas não vamos pressionar o miúdo. É muito jovem, mas se mantiver a cabeça onde tem de a manter, chegará ao MotoGP e fá-lo-á muito bem”.
“Ele vai chegar a Moto2 e eventualmente chegar ao MotoGP. Ele vai ser mais um espanhol na categoria e não tenho qualquer problema em reconhecer que quando ele chegar, se continuar essa progressão, vai dificultar as coisas”, elogiou Márquez. É um grande elogio.
Depois da incrível vitória de Acosta no GP de Doha, o nove vezes campeão do mundo Valentino Rossi (Yamaha Petronas SRT) disse a brincar que “esperaria por ele”chegar ao MotoGP.
O italiano de 42 anos também teceu rasgados elogios ao espanhol após a vitória em Portimão, dizendo: “Impressionante. Fez uma corrida perfeita. É fantástico. Tem grande talento e um grande futuro.”
Acosta tem sido uma grande revelação em 2021, mas os seus rivais terão mais fome do que nunca para impedir que o estreante continue a sua maré de sorte quando chegar a Jerez para a 4ª ronda.
Até lá, Acosta tem uma saudável vantagem de 31 pontos sobre o colega de equipa Jaume Masia. Os pilotos atrás já estão a jogar à apanhada, mas sabemos como a Moto3 é imprevisível.