MotoGP, 2021: Cinco semanas no Qatar para a Suzuki
A Suzuki decidiu não arriscar com viagens em tempo de Covid e vai passar no Qatar os dias até ao primeiro Grande Prémio
“Pedi a toda a equipa que considerasse ficar entre os dias do Teste e as corridas no Qatar para evitar qualquer risco de infeção Covid-19, por exemplo, quando se viaja ou passa tempo em casa com a família e amigos”, explicou Shinichi Sahara, gestor de projetos da Suzuki e, desde a saída de Brivio, também diretor de equipa campeã mundial.
“Todos aceitaram, incluindo os pilotos, e isso deixa-me muito orgulhoso do grupo que somos.”
Afinal, para todos os membros da equipa, incluindo Joan Mir e Alex Rins, isto significa que estão separados das suas famílias durante cinco semanas e, em vez disso, vivem na ‘bolha’ entre o hotel e a pista de corridas.
“Quando descobri que somos a única equipa que fica no Qatar com os pilotos, pensei: ‘Uau, devia estar orgulhoso da minha gente.’ Talvez estejamos mais uma vez a mostrar que somos a equipa com maior coesão, porque estamos todos juntos nesta situação difícil, como um grupo forte e uma família”, disse Sahara.
O campeão em título Joan Mir chamou à ação responsável e explicou: “Quero proteger-me a mim e aos que me são próximos, bem como à equipa que faz todos os esforços para começar a temporada da melhor forma possível. Não me sentiria tão confortável em casa com os meus amigos e família se soubesse que toda a minha equipa estavam no Qatar ao mesmo tempo, sob as restrições e com os sacrifícios que fazem. Além disso, podemos considerar-nos sortudos porque estamos hospedados num hotel muito bom e somos bem tratados.”
Alex Rins concordou com o seu companheiro de equipa: “Decidimos ficar aqui no Qatar porque podemos criar uma verdadeira ‘bolha’ com toda a equipa Suzuki, sem exceções. Isto significa que a segurança será aumentada, para que possamos pensar de forma mais relaxada sobre as próximas corridas”, acrescentou o terceiro no campeonato do mundo do ano passado.”
Vale recordar que, de acordo com o rigoroso protocolo do Campeonato do Mundo de MotoGP, as equipas só podem circular entre o complexo hoteleiro em Doha e o Circuito de Losail.
Como parte das medidas de reforço do espírito de equipa, a equipa Suzuki tem estado a praticar karting.