MotoGP, 2020: Petrucci quer ficar na Aprilia ou KTM
Tudo indica que, com Jack Miller confirmado na Ducati oficial há dias, Danilo Petrucci, atual piloto de fábrica da Ducati, terá de encontrar uma nova equipa para 2021 e fala-se de uma oferta em aberto da Ducati para o Italiano continuar com eles, mas no Mundial de SBK.
Por seu lado, o piloto de Terni diz que gostaria de competir pela Aprilia ou pela KTM e, para tal, tem feito um pouco de publicidade a si próprio, lembrando o que já atingiu.
Depois deste ano, Danilo Petrucci terá seis anos de experiência na Ducati, dos quais a sua nova máquina com que vá ganhar a vida poderá beneficiar, como apontou em entrevista à Sky Italia. Tendo em vista uma possível mudança para a Aprilia ou KTM, deixa claro: “Estes dois fabricantes poderiam beneficiar muito da minha experiência, que se estende por vários anos de MotoGP.”
Há muito a ser dito por uma eventual mudança de marca, tanto para a Aprilia como para a KTM, como explica o italiano. “Adorava mudar para a Aprilia, porque eles têm uma moto nova para 2020 que foi rápida de imediato, e não experimentamos nada assim com frequência. Foram muito rápidos nos testes de pré-época, por isso esta é uma opção atraente para mim. Mas também gostaria de escolher pela KTM, porque eles também estão a progredir e a trabalhar arduamente.”
Pelo lado dos austríacos, o sucesso em pista também lhe diz muito. “Gostaria de estar num projeto que está a evoluir. A KTM já alcançou um pódio, a Aprilia ainda não o fez”, diz o piloto de 29 anos. “Mas são duas equipas que definitivamente querem chegar ao topo. É por isso que eu gostaria bastante de competir por um destes dois fabricantes.”
Petrucci e a KTM já foram falados antes, porque a sua família já mantém uma boa relação com o fabricante de Muderfing.
O seu pai homónimo Danilo Petrucci esteve ao serviço da KTM Red Bull durante a era das dois tempos de 125 e 250, como motorista de camião, cozinheiro e faz-tudo.
O seu manager Alberto Vergani explicou:
“O Danilo encaixaria perfeitamente na KTM e na Red Bull. A KTM seria uma excelente oportunidade para nós, mas isso também se aplica no sentido oposto.É por isso que agora quer esperar pela reação da KTM. O Pit Beirer sabe que estamos disponíveis. Agora estamos à espera.”
Não há pressão com o tempo, porque a Ducati tem uma oferta interessante para o Campeonato do Mundo de Superbike, sobre a qual Petrucci pode decidir até Agosto. O próprio astro de MotoGP já afirmou que ainda se sente muito jovem para o Campeonato do Mundo de Superbike e, por isso, prefere continuar a dar gás no circo do Campeonato do Mundo de MotoGP por agora.