MotoGP 2020: Agora Argentina também adiada
A FIM e a Dorna Sports anunciaram que o Grande Prémio da Argentina de MotoGP foi adiado, um dia depois de ter sido confirmado como a nova prova estreante da temporada.
O surto de coronavírus e restrições de viagem cada vez mais apertadas levou o MotoGP a ter de cancelar a sua abertura original da temporada no Qatar, com a Tailândia e Austin posteriormente adiadas na semana seguinte.
Com a Itália a colocar todos os seus cidadãos em quarentena até pelo menos 3 de Abril, e poucas horas depois de ter sido emitido um novo calendário confirmando a corrida de 19 de Abril na Argentina como a nova abertura da temporada e Austin transferido para 15 de Novembro, a corrida de Termas de Rio Hondo foi posta em dúvida quando a Argentina anunciou a proibição de todos os eventos desportivos internacionais devido a coronavírus.
Na quarta-feira, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, disse que estava a ser considerada uma corrida para substituir o Qatar antes da Argentina.
Posteriormente, num comunicado emitido na tarde de quarta-feira, a FIM confirmou que a Argentina foi transferida para 22 de Novembro – tomando o lugar de Valencia, que foi adiada uma semana para acomodar a nova data de Austin.
A final de Valencia terá lugar no dia 29 de Novembro, o que significa que duas corridas triplas terminam a temporada, com Austin, Argentina e Valencia a seguirem o tradicional triplete na Ásia Japão, Austrália, Malásia que, por sua vez, se segue aos eventos em Aragón e Tailândia.
O comunicado refere ainda que as datas para os testes de Moto2 e Moto3 pós-época em Valencia e o teste de três dias de MotoGP em Jerez serão anunciados “assim que a temporada estiver em curso”.
Enquanto se aguarda uma possível substituição no Qatar, a temporada deverá começar a 3 de Maio com o Grande Prémio de Espanha em Jerez.