5 vencedores de 4 marcas: competição feroz em MotoGP
A vitória de Viñales em Assen significa que já vimos cinco vencedores diferentes, em quatro motos diferentes, conquistar a vitória nas oito primeiras corridas de 2019.
O líder do Campeonato Marc Marquez (Repsol Honda) é o único piloto a ter conquistado mais de uma vitória nesta temporada com quatro lances de 25 pontos, mas outros quatro pilotos conseguiram vencê-lo em 2019 – em quatro marcas diferentes de outras tantas equipas.
Andrea Dovizioso, da Ducati, venceu na primeira jornada da temporada, no Qatar, mas logo a seguir Marquez dançaria por uma vitória dominante na Argentina. A 3ª vitória pertenceria a Alex Rins e à Suzuki Ecstar, o espanhol vencendo pela primeira vez na categoria rainha no GP das Américas, fazendo o total agora três vencedores, em três máquinas diferentes, nas três primeiras corridas.
Marquez recuperou da desilusão de Austin para vencer em Jerez e Le Mans antes de Mugello dar o sonho a Danilo Petrucci (Ducati) – o italiano levou uma primeira vitória emocional no MotoGP e logo no Grande Prémio de casa da Ducati.
Depois de um confronto de quatro corridas, a vitória de Marquez no GP da Catalunha seria mais fácil do que o previsto e no domingo em Assen, Viñales acendeu o pavio
para garantir a primeira vitória da Yamaha na temporada.
Cinco vencedores portanto, de quatro fabricantes e um excelente campeonato. Marquez pode ter uma vantagem confortável de 44 pontos, mas isso não significa que tenha sido fácil, e a competição no MotoGP é mais feroz que nunca, com por vezes 10 pilotos deparados por 1/10 de segundo nas Qualificações… e com isto, foi logo o não que calhou termos, pela primeira vez, um Português na classe rainha.
Quem mais poderá impor-se aos outros para reivindicar vitória em 2019? Existem vários candidatos que são mais capazes de estar no topo do pódio em um futuro próximo. Em quem apostar a seguir?